terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Bolsas da Ásia avançam e setor de tecnologia tem rali


As bolsas de valores da Ásia registraram alta nesta terça-feira (18/1), com rali no setor de tecnologia diante da expectativa de recuperação nos preços de chips de memória.
A notícia de que o presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, está em licença médica pela terceira vez desde 2004 também incentivou avaliações de que rivais asiáticas da companhia poderão atingir o sucesso galopante da produtora do iPhone e iPad. Apesar disso, os investidores preferiram esperar para ver a reação de Wall Street mais tarde nesta terça-feira.
O valor de mercado da Apple é tão alto quanto o valor combinado das 11 maiores empresas de tecnologia do Japão e o impacto da notícia pode ter um resultado sem direção definida sobre as rivais asiáticas da companhia.
Algumas poderão se beneficiar de uma eventual desaceleração do sucesso da Apple, o que impulsionaria a popularidade de seus produtos, mas outras empresas estão na cadeia de suprimentos de componentes de produtos da empresa americana.
A bolsa de Tóquio encerrou em alta de 0,15%, a 10.518 pontos. O índice de empresas de tecnologia MSCI Asian IT avançou 1,45%.
Já o indicador que reúne bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão exibia valorização de 0,67%, a 482,24 pontos, às 8h (horário de Brasília).
As ações da Samsung Electronics, uma rival da Apple em alguns segmentos e maior fabricante de chips de memória do mundo, subiram até 3,3% para níveis recordes depois de informação publicada em jornal que afirma que a japonesa Elpidia planeja aumentar preços de chips em cerca de 10%.
A bolsa de Xangai teve valorização ligeira de 0,09% depois de recuar no dia anterior em reação à decisão da China na sexta-feira de aumentar o compulsório dos bancos.
Em Hong Kong, o mercado encerrou praticamente estável, com oscilação negativa de 0,01%. A bolsa de Seul teve desvalorização de 0,16%, Taiwan subiu 0,7% e Sydney apurou alta de 0,8%. Cingapura fechou com ganho de 0,34%.
© Thomson Reuters 2011. All rights reserved.

Nenhum comentário:

Postar um comentário