quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Banco do Brasil começa a operar na Bolsa de NY

O Banco do Brasil estreou nesta quarta-feira suas operações na Bolsa de Nova York, informou ldemir Bendine, presidente da instituição.

A decisão, aprovada pela CVM e pelo Banco Central em outubro, recebeu a autorização da Securities and Exchange Commission (CVM americana) no mês de novembro, tornando possível a entrada do órgão no varejo bancário em vários países da América Latina e nos Estados Unidos.

Com o intuito de aumentar a visibilidade internacional doBanco do Brasil, a instituição passará a negociar American Depositary Receipts (ADRs ou recibos de empresa estrangeira negociados nos EUA) de nível 1 no mercado acionário americano.

"Vamos fazer um movimento de internacionalização em alguns países com aquisições ou com o modelo orgânico", disse o presidente do Banco do Brasil.

Um dos caminhos para ganhar destaque no mercado internacional é a estruturação de agências em estados americanos com forte presença de brasileiros, como Flórida, Nova Jersey e Massachussets. Outra projeto que está sendo estudado pelo órgão é a aquisição de algum banco europeu que esteja querendo sair dos Estados Unidos por conta da crise.

No Brasil, o desafio da instituição será elevar os níveis de capitalização, que foram apertados nos últimos meses com a compra do controle da Nossa Caixa e de metade do BancoVotorantim.

Operacionalmente, a meta é elevar a rentabilização dos ativos e cobrar das agências a venda de mais produtos financeiros aos clientes, como seguros e cartões de crédito. O Banco do Brasil começa também a fazer planos de aquisições em outros segmentos no país, como corretoras, asset management e seguros odontológicos.

Além de se concentrar em grandes economias da América Latina, entre elas Argentina, Chile, Peru e Colômbia, o Banco do Brasil tem planos de entrar em Portugal, Moçambique e Angola.

Enquanto aguarda a autorização para entrar em outros países, o Banco do Brasil trabalha em outras frentes e finaliza a reestruturação de suas atuais atividades no exterior, o que inclui a concentração das operações da Europa em uma holding com sede em Viena, na Áustria. Essa unificação deve acontecer até o mês de abril de 2010.

O Banco do Brasil começa também a distribuir produtos de investimento a clientes ao redor do mundo. Uma das investidas prestes a ser concluída é o levantamento de um fundo de agronegócio de quase 1 bilhão de reais, que tem como principais compradores grandes investidores árabes. Outros fundos com perfil parecido devem ser lançados em breve a investidores da China.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário