sexta-feira, 5 de junho de 2009

Petróleo encerra em baixa, após superar 70 dólares em NY

NOVA YORK, EUA, 5 Jun 2009 (AFP) - Os preços do petróleo superaram a barreira dos 70 dólares em Nova York pela primeira vez desde novembro na sessão desta quinta-feira, que, no entanto, acabou registrando uma queda do barril, afetada por uma forte recuperação do dólar.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em julho terminou a 68,44 dólares, em queda de 37 centavos.

Durante as operações eletrônicas, minutos antes da abertura da sessão, o barril havia alcançado 70,32 dólares, seu nível mais alto desde 4 de novembro.

Na InterContinental Exchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento também perdeu 37 centavos, a 68,34 dólares.

"Cada dia parece trazer um novo pretexto para continuar subindo", considerou John Kilduff, da MF Global.

Para o analista, os investidores foram estimulados nesta sexta pelos dados mensais do emprego nos Estados Unidos, antes de dar início a "importantes realizações de lucros".

O número de empregos perdidos em maio foi de 345.000, bem menos do que em abril e muito menos do que o previsto pelos analistas. As taxas de desemprego, no entanto, aumentaram mais que o esperado: 9,4%.

"Em tese, se os dados do emprego estão menos ruins e a bolsa sobe, isso indica que a situação econômica está melhorando e que a demanda também deve melhorar", resumiu Ellis Eckland, corretor independente.

Estes números positivos, no entanto, foram seguidos de uma forte recuperação da moeda americana, o que pesou sobre as matérias-primas. O euro, que na quarta-feira alcançou sua cotação mais alta em relação ao dólar, perdeu terreno nesta sexta-feira, negociado a 1,40 dólar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário