quarta-feira, 6 de maio de 2009

Setores bancário e de energia levantam índices de Wall Street

NOVA YORK (Reuters) - As bolsas de valores dos Estados Unidos subiram nesta quarta-feira, depois que uma leitura do setor privado sobre o mercado de trabalho mostrou que o desemprego pode estar recuando e informações a respeito dos resultados dos testes de estresse sugeriram que a maior parte dos bancos está mais saudável do que se pensava.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 1,21 por cento, para 8.512 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq exibiu leve alta de 0,28 por cento, para 1.759 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve valorização de 1,74 por cento, para 919 pontos.

O número total de cortes de postos de trabalho no setor privado norte-americano atingiu o nível mais baixo desde novembro, de acordo com um relatório da ADP Employer Services, com os últimos dados sugerindo que o pior da recessão já passou.

O governo norte-americano deve divulgar os resultados dos testes de estresse na quinta-feira. Várias informações vindas da mídia a respeito das necessidades de capital para 10 dos 19 bancos sob o microscópio do governo têm revelado quão bem o setor se comportará com a recessão mais severa desde a Segunda Guerra Mundial.

O rali nas ações de bancos atingiu todo o setor, com os papéis do Citigroup saltando mais de 16 por cento, a 3,86 dólares. Os do Bank of America dispararam 17,07 por cento, para 12,69 dólares, enquanto as ações do JPMorgan ganharam 7 por cento, valendo 37,22 dólares.

As preocupações com relação à saúde dos bancos estiveram entre os fatores que arrastaram os mercados para os níveis mais baixos em 12 anos no início de março, quando muitos pensaram que o governo seria forçado a nacionalizar grandes instituições bancárias.

"Na minha opinião, pelo menos, isso significa que nós estamos muito próximos de uma solução", disse Phil Orlando estrategista-chefe de mercados na Federated Investors em Nova York.

"Isso começa a dar aos investidores alguma clareza de que nós estamos começando a separar o joio do trigo. Nós sabemos quem está com boa performance e é potencialmente capaz (de repagar os empréstimos que recebeu do governo) e quem ainda precisa de um pouco de ajuda e um pouco mais de reestruturação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário