terça-feira, 5 de maio de 2009

Lucro da Vale deve cair 70% nos três primeiros meses do ano

No comparativo trimestral, Brascan estima forte retração nos ganhos por causa dos impactos negativos da crise
 
| 05.05.2009 | 17h56

Portal EXAME -

Apesar de alguns indícios de recuperação tenham aparecido nas últimas semanas, a crise econômica ainda deve penalizar os resultados que a Vale apresentará na quarta-feira (6) referentes ao primeiro trimestre do ano. Segundo projeções da Brascan, o lucro líquido da companhia deve cair 70% no comparativo trimestral, ficando próximo a 3,2 bilhões de reais.

A expectativa é de mais um trimestre de fraco desempenho operacional, como conseqüência de fortes quedas na produção siderúrgica e na atividade industrial, reduzindo a demanda por matérias-primas. Tal contração levou a Vale e outras mineradoras globais a cortar produção e reduzir custos, como lembrou a corretora.

"Em contrapartida, esperamos que a recente política da mineradora de priorizar a minimização de custos compense parcialmente a menor escala de suas operações", afirmou a equipe, que manteve recomendação ouperform (desempenho acima da média do mercado) aos papéis, com preço-alvo de 52,04 reais por ação.

A receita bruta também deve sofrer queda, ficando 22% menor que a apresentada nos três últimos meses de 2008. O total deve chegar a 14 bilhões de reais, com o faturamento da Vale impactado pelos preços mais baixos em cerca de mais de 15%. Além disso, o volume de vendas, projetado para ficar 10% menor, também pesa negativamente.

Apesar da queda de preço e de volume estimada ser menor que a do quarto trimestre, a Brascan explicou que a receita deve contrair mais por causa da estabilidade do câmbio nos três primeiros meses do ano, contra a depreciação ocorrida no fim do ano anterior.

Nesta sessão, os papéis preferenciais da Vale (VALE5), que costumam ter mais liquidez, fecharam em baixa de 0,78%, cotados a 32,89 reais por ação.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário