terça-feira, 21 de abril de 2009

Redução de apenas 20% do minério pode ser positiva para Vale, crê Citi

SÃO PAULO - Com a confirmação oficial de que a Vale ( VALE3 , VALE5 ) tem cobrado preços menores por seu minério de ferro, muitos temem pelo enfraquecimento da posição das mineradoras na formação dos novos contratos para 2009. Contudo, analistas do Citi acreditam que o desconto praticado pode ser benéfico à empresa.

PUBLICIDADE

Tradicionalmente, os preços no mercado global são negociados entre as grandes siderúrgicas e as três principais ofertantes globais da matéria-prima - Vale, Rio Tinto e BHP Billiton - todos os anos, com a fixação de contratos de longo prazo.

Entretanto, com o impasse verificado em 2009 e as incertezas geradas pela crise econômica global, dois fenômenos tornam-se cada vez mais comuns. Frente à queda na demanda, as mineradoras têm oferecido descontos em seus contratos e, paulatinamente, aumentado as vendas nos mercados à vista.

Menor que o previsto

Segundo Alexander Hacking, analista do Citi, o corte de 20% praticado pela Vale sobre os preços de referência de longo prazo está "em linha com suas expectativas, mas pode ser modestamente positivo" para a companhia brasileira.

Em sua avaliação, a magnitude desta redução é inferior ao consenso de mercado, algo positivo mesmo caso seja considerado que o atual patamar é temporário. Ademais, Hacking avalia que a redução de preços poderá impulsionar as vendas da mineradora para siderúrgicas de fora da China, principal produtor global de aço.

Citando fontes ligadas ao setor, o analista também afirmou que a Vale tem oferecido preços cada vez mais agressivos e próximos aos do mercado à vista para consumidores chineses.

Mudança de direção

Em estudo distinto, o próprio Hacking ressaltou a transformação em marcha no mercado global de minério de ferro. "As vendas à vista tem ganhado participação no mercado, ao passo em que importadores e exportadores deixam os contratos longos e as taxas de frete declinam", afirmou.

A afirmação tem base na grande expansão dos embarques das grandes mineradoras relacionados a vendas no mercado spot, cuja participação no total vendido durante o primeiro trimestre chega a 27%, segundo projeções do Citi, frente aos 16% verificados em 2008.

Caso o ritmo seja mantido, março e abril deste ano representarão os dois meses de maior atividade no mercado à vista já registrado pelos analistas, o que pode indicar uma tendência para as exportações brasileiras para abril e maio, avalia o analista.

Contudo, Hacking ressalta que a conclusão não pode ser definitiva, uma vez que a expansão destes carregamentos pode estar simplesmente ligada à alteração do modo como os contratos são realizados.

O Citi mantém recomendação de compra para os papéis da Vale, com preço-alvo para os ADRs (American Depositary Receipt) fixado em US$ 28,00, um upside de 83% frente ao último preço de fechamento.

Fonte: Yahoo Finance

Nenhum comentário:

Postar um comentário