terça-feira, 21 de abril de 2009

Mercados registram leves altas ajudados por Tesco

LONDRES (Reuters) - As bolsas de valores europeias fecharam com leve alta após sessão volátil nesta terça-feira, com resultados trimestrais impressionantes da Tesco, que suavizaram o impacto de ações financeiras, que tiveram baixa.

PUBLICIDADE

O índice FTSEurofirst 300, referência das principais ações europeias, teve alta de 0,2 por cento, aos 787,30 pontos, após flutuar entre uma alta 0,8 por cento e baixa de 2,2 por cento.

O índice havia registrado queda de 3,5 por cento na sessão passada, após ter acumulado alta em cada uma das seis semanas anteriores.

As ações da Tesco subiram 4,9 por cento após a varejista número 3 do mundo ter apresentado sinais de estabilização em alguns de seus mercados, ao bater expectativas com uma alta de 10 por cento nos lucros, que atingiram 4,5 bilhões de dólares.

Mas as ações de bancos caíram, pressionadas por relatório do Fundo Monetário Internacional que indicou que as dívidas podres declaradas entre bancos e outras instituições financeiras nos Estados Unidos, Europa e Japão poderiam chegar a 4,1 trilhões de dólares.

O Barclays caiu 4,8 por cento, Royal Bank of Scotland teve queda de 5,6 por cento, BNP Paribas teve desvalorização de 2,8 por cento, Societe Generale caiu 4,5 por cento e Commerzbank teve baixa de 3 por cento.

"É o caso da realidade atingindo o mercado após seis semanas de ganhos significativos", disse Henk Potts, estrategista de ações da Barclays Stockbrokers.

"Há alguns pontos positivos no longo prazo no que temos visto no mercado nas últimas semanas, mas ele se moveu muito e muito rápido. Haverá um número de tempestades antes que possamos dizer com certeza que a recessão acabou".

Em LONDRES, o índice Financial Times caiu 0,1 por cento, a 3.987 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX avançou 0,3 por cento, a 4.501 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 subiu 0,2 por cento, a 2.973 pontos.

(Reportagem de Atul Prakash)


Fonte: Yahoo Finance

Nenhum comentário:

Postar um comentário