terça-feira, 21 de abril de 2009

Embalado por Geithner, Wall Street encerra terça-feira com expressiva alta

Por: Equipe InfoMoney
21/04/09 - 17h52
InfoMoney

SÃO PAULO - Durou pouco o sinal vermelho nas bolsas norte-americanas nesta terça-feira (21). Wall Street recebeu bem a apresentação de Timothy Geithner à comissão parlamentar responsável pela fiscalização dos recursos públicos nas instituições resgatadas pelo governo e devolveu parte das duras perdas da véspera.

De acordo com o secretário do Tesouro, "indicadores de taxas interbancárias, de emissão corporativa e de spreads de crédito sugerem uma melhora na confiança da estabilidade do sistema e algum derretimento nos mercados de crédito".

Tranquilo em relação ao andamento do plano de socorro ao setor financeiro, Geithner declarou ainda que a vasta maioria dos bancos nos EUA tem mais capital do que necessita e que as projeções sobre os recursos destinados a instituições financeiras que serão devolvidos ao governo são mais otimistas do que as traçadas pelo setor privado.

Citigroup (+10,2%), Bank of America (+9,2%), Wells Fargo (+10,7%) e JP Morgan (+9,6%) apareceram na ponta positiva do S&P 500. Contudo, a maior perda do índice ficou com o New York Times (-15,6%), que reportou queda de 27% na sua receita dos primeiros três meses do ano e disse que a taxa de declínio das vendas será similar no segundo trimestre.

Resultados
Exceção à trajetória de alta dos papéis de bancos, o Bank of New York Mellon (-0,2%) reduziu as perdas pela tarde, mas mesmo assim terminou o dia no terreno negativo. O resultado do banco contou com queda de 51% no lucro líquido do primeiro trimestre e corte de dividendos.

A Caterpillar (+3%), uma das maiores fabricantes globais de tratores e outros veículos pesados, registrou no primeiro trimestre de 2009 seu primeiro prejuízo em 16 anos. Outra gigante, a IBM (+1,9%), teve vendas inferiores às estimativas, mas lucro por ação acima do projetado pelo mercado. A DuPont (+4,9%), além das cifras abaixo das expectativas, reduziu seu guidance de 2009.

Yahoo! sobe por rumor de parceria com Microsoft
Na Nasdaq, as ações da Yahoo! ganharam 5,3% em repercussão à notícia do Wall Street Journal sobre uma provável parceria de publicidade da empresa com a Microsoft (+1,9%).

Terça-feira de Wall Street
O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, fechou em alta de 2,22% a 1.644 pontos, acumulando no ano forte alta de 4,24%.

O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão em valorização de 2,13% atingindo 850 pontos e caindo 5,89% no ano, enquanto o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, apresentou alta de 1,63% chegando a 7.970 pontos e acumulando no ano forte baixa de 9,19%. 

Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário