terça-feira, 21 de abril de 2009

Quer adotar estratégia de Buffett? Seja um growth investor, indica Motley Fool

Por: Giulia Santos Camillo
21/04/09 - 17h08
InfoMoney

SÃO PAULO - O histórico de sucesso de Warren Buffett é conhecido no mundo inteiro. Seus movimentos de aquisição e venda de ações, sempre que tornadas públicas, são amplamente divulgadas e acompanhadas por investidores interessados em ganhar ao menos uma fatia do retorno obtido por Buffett.

Porém, aos que se inspiram nas estratégias adotadas pelo megainvestidor, as declarações de Matt Koppenheffer no portal de finanças The Motley Fool são, no mínimo, controversas. Tomando como base um estudo publicado por Gerald Martin e John Puthenpurackal, Koppenheffer coloca em outra perspectiva as ações de Buffett no mercado acionário.

"Além de concluírem que os retornos superiores de Buffett desde 1976 eram mais do que apenas sorte - como se nós não soubéssemos disso ainda - Martin e Puthenpurackal concluíram que Buffett é um 'growth investor'", conta Koppenheffer.

A surpresa nesta descoberta é o fato de que o mercado e o próprio Warren Buffett não o classificam como um "growth investor". Ao contrário, a definição mais comum de sua estratégia é de "value investor".

Growth investor X Value Investor
Pode-se definir o growth investor como aquele que investe com foco no crescimento potencial da companhia. Tipicamente, o crescimento esperado dos ganhos dessa companhia (chamada de growth stock) supera a taxa média de avanço da indústria ou do mercado em geral. Para eles, múltiplos altos não são tão relevantes.

Por outro lado, há os value investors, que são investidores que compram ações focados em seus descontos em relação ao valor intrínseco da companhia - ou, resumindo, são investidores que procuram papéis com múltiplos baixos. Segundo essa estratégia, os movimentos das cotações se devem mais à reação do mercado ao fluxo de notícias do que aos fundamentos de longo prazo das empresas.

Com isso em mente, o resultado do estudo de Martin e Puthenpurackal indicou que as growth stocks contaram por mais de 40% dosinvestimentos da Berkshire Hathaway, empresa de Buffett, enquanto as escolhas baseadas no valor real contaram por menos de 20% das compras.

"O que esse estudo sugere é que se nós estamos procurando por ações 'Buffettescas', nossa melhor aposta é procurar por companhias de alta qualidade ao invés de remexer através do baú da pechincha", conclui Koppenheffer.

Vale: exemplo de growth stock
Em seu comentário, Koppenheffer cita cinco empresas que se encaixam no perfil de compras de Buffett, sendo uma delas a Vale. Conforme informações da Capital IQ (uma divisão da Standard & Poor's), o retorno dos últimos 12 meses dos ADRs (American Depositary Receipts) da mineradora chega perto dos 28%, enquanto o múltiplo dos preços em relação ao book value fica em 1,7 vezes.

"Apesar da Vale estar tomando medidas defensivas como o fechamento de unidades de custo mais alto e estar cortando custos administrativos, a diretoria ainda vê esta como uma época de investir em crescimento", afirma Koppenheffer.

Ele acrescenta que "enquanto outras cortam seus gastos, a Vale espera usar seu forte balanço - que tem cerca de US$ 13 bilhões em caixa - para fazer aquisições e desenvolver projetos que estarão prontos para a próxima retomada".

Vale lembrar que a comunidade de recomendações do Fool, chamada Caps, classifica a Vale com cinco estrelas (o máximo).

Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário