quinta-feira, 26 de março de 2009

Com PIB melhor que o previsto, Wall Street avança com montadoras e varejista

Por: Equipe InfoMoney
26/03/09 - 17h59
InfoMoney

SÃO PAULO - As bolsas norte-americanas encontraram força para estender o rali de março, que já coloca seus três principais índices, Dow Jones, Nasdaq e S&P 500, com valorizações de mais de 21% acumuladas no mês. A sessão foi impulsionada pelas montadoras, papéis de varejistas e pelo setor de tecnologia. 

Destaque maior para o Nasdaq, que passou a registrar saldo positivo no ano. Entre as maiores altas do índice, foco para Hewlett-Packard, cujos papéis subiram 7,06%, Intel, que tiveram alta de 5,89% , e American Express, que avançaram 7,23%.

PIB
A sessão foi alimentada por novos indicadores acima das projeções. Todas as atenções estavam voltadas para o PIB (Produto Interno Bruto) norte-americano, que apontou contração de 6,3% no último trimestre de 2008. Embora expressiva, a retração na maior economia do mundo foi inferior à expectativa, dada a projeção de queda de 6,6% para o indicador.

GM dispara 
A General Motors registrou forte alta de 14,05% após acordo com funcionários que envolve demissão voluntária de cerca de 7,5 mil trabalhadores. Paralelamente, crescem os rumores de que o governo do democrata Barack Obama anunciará novo pacote de resgate às montadoras nos próximos dias.

A possibilidade foi levantada nesta manhã após uma coletiva, na qual o presidente ressaltou a piora no nível de vendas de automóveis e a importância social do setor.

Resultados puxam Best Buy
Ademais, o dia foi bom para o setor varejista, com ênfase para as ações da Best Buy (+12,58%), que reagiram bem à divulgação de seus resultados operacionais. A divulgação apontou avanço de 9,3% nas receitas trimestrais. 

Bolsas fecham em alta
O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, fechou em forte alta de 3,80% a 1.587 pontos, acumulando no ano alta de 0,63%.

O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão em valorização de 2,33% atingindo 833 pontos e caindo 7,79% no ano.

Por fim, o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, apresentou alta de 2,25% chegando a 7.925 pontos e acumulando no ano forte baixa de 9,71%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário