terça-feira, 22 de março de 2011

Mark Mobius compra ações da Petrobras, de olho nas cotações do petróleo

SÃO PAULO - Mark Mobius, gerente de portfólio e presidente executivo da Templeton Asset Management, empresa responsável pela gestão de mais de US$ 34 bilhões em ativos de mercados emergentes, disse nesta terça-feira (22) que está investindo em companhias de commodities energéticas, como a estatal brasileira Petrobras (PETR3PETR4), apostando na continuidade dos preços do petróleo acima de US$ 100 por barril.

"Acreditamos muito no petróleo, gás natural e carvão, porque a demanda por este tipo de energia está crescendo a cada dia", disse Mobius à alguns de seus clientes em Joanesburgo. De acordo com o executivo, os fundos geridos pela Templeton têm comprado ações não somente da Petrobras, mas também da PetroChina e da SK Inovation - as maiores petrolíferas da China e da Coreia do Sul, respectivamente.
Quando indagado sobre suas opções nos mercados emergentes, Mobius destacou que os investidores seguem fugindo destes mercados, os quais deverão ter crescimento de 5,9% este ano frente a projeção de avanço de 1,6% para as economias desenvolvidas.
Além disso, enquanto as ações dos mercados emergentes representam 32% do volume global de ações atualmente, com alta de 8% em relação ao ano 2000, elas correspondem por uma exposiação de apenas 3% a 8% na maioria dos portfólios dos fundos de pensões globais, destacou Mobius.  
Vale lembrar que nos últimos 12 meses, o preço do petróleo já subiu mais de 20% em meio ao clima instável no norte da África e no Oriente Médio, que levantaram cautela aos investidores sobre uma possível restrição na oferta da commodity. 

Investimentos externos no Brasil
Em visita ao Brasil no último mês, Mobius já havia afirmado que a saída de investidores estrangeiros dos mercados emergentes é algo pontual, e que não deve ser tido como uma tendência. Isso porque logo eles irão perceber que existe um fator que justifica a aplicação nestes mercados: o crescimento destas economias.
“Eles vão notar que os mercados emergentes estão crescendo rapidamente”, afirmou Mobius durante apresentação para profissionais do mercado financeiro, que aconteceu em 10 de fevereiro deste ano, em São Paulo. 
Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário