segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Tesouro Direto foi melhor aplicação dos últimos 10 anos

SÃO PAULO - O Tesouro Direto foi a modalidade que mais deu lucro aos investidores nos últimos dez anos no Brasil. Levantamento feito pelo Instituto Assaf, especializado em investimentos, mostra que as Notas do Tesouro Nacional (NTNs) proporcionaram ganhos reais de 164% aos investidores entre 2001 e 2010. Esses títulos são recomendados para investimentos de longo prazo, com vistas à aposentadoria, por exemplo.
Em segundo lugar do ranking que avalia rentabilidades reais obtidas entre 2001 e 2010 está a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), com ganho de 139,3%. Depois aparecem os fundos DI, com rendimento de 119%. O único investimento que não conseguiu resultados positivos no período avaliado foi o dólar, que demonstrou queda de 56,6%.
"O ranking considera que o investidor aplicou em 2001 e não tirou o dinheiro até o fim do período, em 2010", detalha Fabiano Guasti Lima, responsável pela elaboração do estudo no Instituto Assaf. "No caso das ações, no entanto, consideramos uma gestão ativa e acertiva entre os papéis que compõem o Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo), o que não é simples de ser feito", emenda Lima.
Sobre o desempenho ruim verificado no dólar, Lima lembra que entre 2001 e 2010 ocorreram fatores graves que impactaram fortemente nas cotações da moeda. "O 11 de setembro e a crise do subprime, por exemplo", cita. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário