quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Superpotência energética


O potencial energético do Brasil não possui paralelo em nenhum outro país no mundo. As reservas provadas da camada pré-sal já somam 15,5 bilhões de barris, mas estimativas indicam um potencial entre 60 e 100 bilhões de barris de petróleo na região. As reservas de gás natural também poderão se ampliar significativamente, pois o petróleo localizado no pré-sal possui gás natural associado.
Outro grande potencial brasileiro está nas reservas de urânio, minério utilizado como combustível nas usinas termonucleares.
De acordo com as Indústrias Nucleares do Brasil (INB), o país ocupa a sexta posição no ranking mundial de reservas de urânio, com aproximadamente 309 mil toneladas. O Brasil possui também um grande potencial de energias renováveis, com grande destaque para a energia hídrica.
A Eletrobras estima que o potencial hidroelétrico brasileiro seja de 243,6 GW, sendo que apenas 32%, ou 78,6 GW, já foi explorado. Do potencial total remanescente de 165 GW, a região Norte possui 88,9 GW, ou 54% do total, possibilitando ao país ampliar significativamente sua capacidade instalada por meio de novas usinas hidroelétricas (UHEs).
O aproveitamento do potencial bioenergético brasileiro teve como grande marco inicial a implantação do Programa Nacional do Álcool (Pró-Álcool) em 1975, com o objetivo de diminuir a dependência do mercado interno de combustíveis derivados do petróleo.
Com o advento dos veículos flex fuel, em 2003, a produção de etanol no Brasil ganhou novo impulso.
Em 2009, o Brasil produziu 25,7 bilhões de litros de etanol carburante, sendo o segundo maior produtor do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, cuja produção é de 41,2 bilhões de litros. O Brasil poderá se tornar um grande exportador de etanol.
O crescimento da preocupação ambiental no mundo devido à intensificação do efeito estufa, causado principalmente pela queima de combustíveis fósseis, poderá contribuir para que o etanol se transforme em uma commodity internacional. Outro biocombustível que começa a obter destaque no país é o biodiesel.
Por ter grande parte de seu território situado na zona intertropical, o Brasil goza de posição privilegiada em termos de insolação, caracterizando um imenso potencial para aproveitamento da energia solar, térmica e fotovoltaica.
Outra fonte de energia renovável que apresenta grande potencial no Brasil é a eólica. O potencial de geração eólica brasileiro é de aproximadamente 143 GW, podendo atingir, portanto, uma geração anual de 272 TWh.
Desde 2005, a capacidade instalada de aerogeradores no Brasil vem se ampliando a 35% ao ano, e em outubro de 2010 já soma 798 MW, correspondendo a 0,72% da capacidade total de geração de energia elétrica do país.
Até 2013, a EPE estima que a capacidade instalada total de aerogeradores no Brasil alcance 3.000 MW. Em um mundo onde os países estão cada vez mais dependentes uns dos outros em relação à garantia do suprimento energético, o enorme potencial brasileiro coloca o país em posição privilegiada no cenário internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário