segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Direto ao ponto: expectativa é de estabilidade com vencimento de opções

SÃO PAULO - O Ibovespa encerrou a sessão de sexta-feira (17) com queda  de 0,85%, em 97.089 pontos, refletindo o clima instável nos mercados internacionais, causado, em parte, pelo Quadruple Witching - data em que ocorrem quatro vencimentos simultâneos no mercado norte-americano: contratos futuros de índices acionários, contratos futuros de ações, opções sobre índices e opções sobre ações.
Nesta segunda-feira (20), o movimento pode se repetir, já que é a vez do vencimento de opções sobre ações da Bovespa. De acordo com Leonardo Petri, assessor de investimentos da Investor, o exercício impossibilita que o investidor tenha clara visão do comportamento do Ibovespa, devido à volatilidade inerente à data. 
Isso acontece porque o mercado sente o efeito da disputa entre "comprados" e "vendidos". De modo geral, os "comprados" apostam na alta das ações, enquanto os "vendidos" visam o fraco desempenho dos papéis. Neste cenário, os "comprados" tendem a adquirir grandes quantidades de ações, na tentativa de elevar seu preço, enquanto os "vendidos" promovem a venda dos papéis, com o intuito de derrubar as cotações. Vale lembrar que esse movimento ganha força na medida em que as ações mais negociadas nos contratos de opções costumam carregar participação significativa no índice Bovespa.
Assim, Petri acredita que esses papéis funcionam como "traves", o que equilibra o índice, que, se não cai muito, também não sobe.

Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário