terça-feira, 13 de abril de 2010

Bolsa Brasileira de Mercadorias lança negociação eletrônica de carne em Campo Grande (MS)

Nova modalidade de venda e compra eletrônica de carne bovina é lançada oficialmente na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul

13/04/2010

A Bolsa Brasileira de Mercadorias realizou em 12/04, o lançamento oficial da nova modalidade de venda e compra eletrônica de carne bovina. O novo instrumento de negociação é disponibilizado pela plataforma eletrônica da Bolsa, o sistema BBMNet, e foi criado com o objetivo de garantir aos participantes do mercado de carne (compradores e vendedores) segurança nas operações por meio da liquidação financeira realizada pela Bolsa Brasileira de Mercadorias. A venda e compra eletrônica de carne bovina pode ser realizada em negócios a vista ou registrada em mercado de balcão, em operações diretas a vista ou a termo.
Liquidação de negócios a vista garantida pela Bolsa
Na negociação a vista de carne bovina, comprador e vendedor podem registrar suas ofertas por intermédio de uma corretora associada após o processo de credenciamento. O vendedor, por exemplo, faz o cadastro de suas ofertas no sistema BBMNet. É necessário incluir as informações de identificação do rebanho, como quantidade de cabeças, peso, idade, raça, sexo e preço. O comprador interessado fecha o negócio, marca a data para a entrega física da mercadoria e, três dias úteis antes da retirada, executa o pagamento de 90% do valor a pagar por meio de depósito na conta de liquidação da Bolsa. Após o abate, ocorre a geração de um laudo de abate do rebanho, também chamado de romaneio de abate. Ao receber o romaneio, a Bolsa realizará o pagamento ao vendedor. Caso o resultado do laudo de abate seja inferior ao valor adiantado, a Bolsa efetuará o pagamento ao vendedor e devolverá o saldo ao comprador. Caso o valor seja superior, os participantes farão diretamente o acerto dessa diferença. O comprador também pode inserir uma oferta de compra no sistema e aguardar os lances de venda. Neste caso, o processo de liquidação segue o mesmo processo.
Registros em balcão: garantia de preço e entrega em data futura
Os registros de negócios em mercado de balcão estão disponíveis nas modalidades a vista ou a termo. Com os instrumentos a termo, vendedores de carne bovina podem garantir preços antes da entrega física da mercadoria e compradores podem se certificar de que a receberão em data futura, combinada entre as partes. Com os registros de balcão, os participantes também terão direito de acesso ao mecanisimo de Juízo Arbitral da Bolsa. Outra facilidade oferecida pelo sistema da BBMNet aos participantes do mercado de carne bovina é o acesso à ferramenta de relatórios gerenciais. Com ela, o cliente pode obter os extratos de todos os negócios registrados para que sirvam como colateral de negociações nos mercados futuros da BM&FBOVESPA.
Fonte: Bovespa

Nenhum comentário:

Postar um comentário