quarta-feira, 3 de março de 2010

JP lança fundo de Brasil em Londres


AJP Morgan Asset Management está levantando inicialmente 50 milhões de libras (cerca de R$ 1,380 bilhão) para um fundo fechado dedicado a Brasil, com cotas negociadas na bolsa londrina. A intenção é oferecer aos investidores a chance de ganhar com ações de empresas de menor capitalização, as "small" e "middle caps".
O outro fundo com cotas negociadas em bolsa é o BlackRock Latin America, que normalmente negocia com um prêmio, o que é raro entre essas aplicações e mostra que a demanda por esse tipo de carteira é forte. Investir no mercado brasileiro significa normalmente apostar em ações ligadas a recursos naturais. As duas maiores companhias na bolsa brasileira - a Petrobras e a Vale - representam cerca de 40% do Ibovespa.
Fundos de mercados emergentes e até carteiras dedicadas à América Latina costumam investir nas maiores companhias brasileiras, seguindo de perto o índice MSCI Brazil. Mas alguns analistas avaliam que a história de crescimento do país está em ações ligadas ao consumo doméstico.
"As pessoas leem o Brasil como uma aposta em recursos naturais, mas o maior componente (do PIB) está em serviços. Isso não se reflete no mercado acionário, então esse fundo é uma forma de conseguir essa exposição", diz Mick Gilligan, diretor de pesquisa em fundos da corretora Killik.
O JP Morgan Fund terá taxa de performance de 10% sobre o que exceder o índice MSCI 10/40 - indicador derivado de três índices (MSCI padrão, de crescimento e de small caps). Esse índice restringe a exposição a qualquer companhia em 10% (segundo a legislação de Luxemburgo) e exclui os papéis de empresas maiores.
Além disso, os papéis cuja participação na carteira superam 5%, se somados, não podem passar de 40% - por isso o 10/40. A taxa de performance vai incidir apenas quando o referencial for positivo. O fundo terá controle de desconto, comprando ações se o desconto se ampliar em mais de 5%.
Julian Thompson, especialista em mercados emergentes da Threadneedle, mantém posições acima da média (overweight) em Brasil. O mercado brasileiro ainda negocia a múltiplos mais baixos em relação a outros emergentes, como China e Índia. Thompson diz que o crescimento do consumo no país parece forte e, com isso, as ações de varejo, como a Lojas Renner, deverão se beneficiar.
John Newlands, analista da Brewin Dolphin, alerta que um fundo dedicado a um país pode concentrar o risco. Ele prefere carteiras mais amplas de mercados emergentes com exposição ao Brasil, como o Templeton Emerging Markets Investiment Trust (Temit).

Nenhum comentário:

Postar um comentário