quarta-feira, 29 de julho de 2009

Bolsas de NY caem com dado e balanços mais fracos

Os principais índices do mercado de ações dos EUA fecharam em queda, cedendo ao declínio nas encomendas de bens duráveis do país durante o mês de junho e à divulgação de balanços mais fracos que o previsto por empresas como a ConocoPhillips. O Nasdaq recuou 7,75 pontos, ou 0,39%, para 1.967,76 pontos, pressionado pelo declínio das ações do Yahoo (-12%), que fechou uma parceria com a Microsoft (+1,41%) para vendas de anúncios e para promover o serviço de busca Bing.

O Dow Jones caiu 26 pontos, ou 0,29%, para 9.070,72 pontos. Esta foi a primeira vez que o índice fechou em território negativo por duas sessões consecutivas em um mês. O S&P 500 recuou 4,47, ou 0,46%, para 975,15 pontos.

Mais cedo, o Departamento do Comércio dos EUA divulgou que as encomendas de bens duráveis caíram 2,5% em junho para o nível sazonalmente ajustado de US$ 158,57 bilhões. Foi a maior queda desde janeiro, quando as encomendas tiveram uma retração de 7,8%.

O indicador pesou principalmente sobre os papéis do setor industrial, com Caterpillar caindo 2,5% e General Electric recuando 2,1%. As perdas, no entanto, foram amenizadas após a publicação dos dados do Livro Bege do Federal Reserve (Fed, banco central americano), que mostraram um quadro menos severo de recessão para a economia dos EUA.

As ações do setor de energia sofreram pressão da queda nos preços do petróleo para perto de US$ 63 o barril e de um declínio de 76% no lucro da ConocoPhillips durante o segundo trimestre. A companhia, terceira maior petrolífera dos EUA em valor de mercado, caiu 3,5%.

No segmento de telefonia móvel, a Sprint Nextel divulgou um prejuízo surpreendentemente maior no segundo trimestre devido à queda no número de assinantes. As ações da companhia recuaram 12%.

O estúdio de animação DreamWorks subiu 8,5% após divulgar que o lucro líquido do segundo trimestre caiu 7% devido ao encolhimento da receita e das margens. O resultado, porém, superou a expectativa do mercado.

A Royal Caribbean Cruises, que registrou prejuízo pelo segundo trimestre consecutivo no último trimestre, caiu 15%. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário