segunda-feira, 1 de junho de 2009

Petróleo supera 68 dólares, em mercado otimista

NOVA YORK, EUA (AFP) — Os preços do petróleo registraram outro forte aumento nesta segunda-feira em Nova York e Londres, superando os 68 dólares, seu nível mais alto em sete meses, em um mercado impulsionado por expectativas de uma recuperação econômica e pela queda do dólar.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em julho ganhou 2,27 dólares, encerrando a 68,58 dólares, após alcançar 68,68 dólares pouco antes do fechamento, sustentado pela sólida alta de Wall Street.

Na InterContinental Exchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento subiu 2,45 dólares, a 67,97 dólares, chegando a alcançar 68,03 dólares em sessão.

"Em grande parte, isso é resultado da fraqueza do dólar", explicou Antoine Halff, do Newedge Group.

"A alta não é específica do setor petroleiro, afeta o conjunto das matérias-primas. Os fundos de investimento em particular investem nas matérias-primas para se proteger diante da situação do dólar ou para aplacar os temores inflacionários", acrescentou o analista.

As injeções maciças de liquidez na economia americana e o peso da dívida contraída pelos Estados Unidos pesam há vários dias sobre o dólar, que era negociado a cerca de 1,42 dólar por euro nesta segunda-feira.

Além disso, o mercado foi sustentado por "fortes sinais de recuperação da economia" mundial, destacou Phil Flynn, da Alaron Trading.

Nenhum comentário:

Postar um comentário