sexta-feira, 15 de maio de 2009

Petróleo encerra com forte queda em NY e Londres

Os preços do petróleo sofreram uma forte queda nesta sexta-feira em Nova York e Londres, afundados por temores sobre o estado da demanda nas economias que tentam sair da recessão, distanciando-se da barreira dos 60 dólares.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em junho terminou a semana perdendo 2,28 dólares, a 56,34 dólares.

Na InterContinental Exchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em julho (novo contrato de referência nesta sexta-feira) caiu 2,62 dólares, a 55,98 dólares.

"A euforia e a teoria de uma recuperação da economia foram confrontados com a realidade", observou John Kilduff, da MF Global.

Os preços do petróleo não resistiram aos indicadores divulgados esta semana, que destacam a recessão nos países da zona do euro.

"Os dados econômicos da zona do euro, junto com a revisão para baixo das previsões da demanda de petróleo da Agência Internacional de Energia (AIE), da Opep e da EIA (agência americana de informação sobre energia), somados ao fato de que a AIE ter indicado que a produção da Opep estava em alta, mostram que a oferta é basicamente abundante no mercado", resumiu Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário