César Felício e Lílian Cunha, de Belo Horizonte e São Paulo 14/05/2009 |
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O empresário mineiro Helder Mendonça, dono da Há indícios de que desde o início a General Mills queria vender a marca para os antigos proprietários. "Recebi um telefonema na véspera do feriado de Tiradentes, de um advogado da Mills nos Estados Unidos, me relatando o fechamento da unidade e perguntando se teríamos interesse", conta Mendonça. "Não tivemos nem oportunidade de fazer uma proposta, dada a rapidez do negócio", comentou o executivo de outra empresa interessada na aquisição. Nem Mendonça, nem a General Mills revelam o valor da negociação, mas há indícios de que o mineiro irá pagar muito barato: em 1999, a fábrica foi vendida para a americana Pillsbury ( adquirida pela atual vendedora dois anos depois) por um valor estimado em R$ 80 milhões. Agora, o empresário pretende buscar um financiamento de R$ 55 milhões no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), para todo o processo de recolocação do produto no mercado, abarcando desde o capital de giro até gastos com marketing. Fontes do mercado estimam que a compra da unidade tenha ficado abaixo de R$ 20 milhões. Na segunda-feira, o empréstimo pedido será examinado pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial ( Indi), a autarquia do governo do Estado que usualmente examina e encaminha projetos para o banco estatal. "Tive uma reunião com o vice-governador Antonio Anastasia, que serviu para nos abrir as portas. Temos todas as garantias para oferecer e um plano de negócios já concluído. Tenho certeza que o financiamento sairá", disse Mendonça. "É oportuna uma iniciativa que possibilita manter em Minas Gerais uma importante indústria de alimentos. Estamos prontos para ajudar. Mas qualquer projeto deste porte passa por uma análise normal, tanto do montante pedido quanto do modelo de operação proposto, o que demandará tempo de estudo", comentou o presidente do BDMG, Paulo Paiva. Mendonça afirma que já pagou uma primeira parcela para a General Mills, mas o pagamento só será concluído em 2014. O empresário afirma que manterá a marca Frescarini nos próximos três meses, devendo substituí-la por uma nova denominação depois deste prazo. Para arcar com o investimento, Mendonça pretende se desfazer de parte dos ativos adquiridos com a negociação em 1999: por meio da holding A reabertura da fábrica está prevista para o dia 25 e os 350 funcionários que haviam sido demitidos pela General Mills no fechamento da unidade serão recontratados. Mendonça prevê que o faturamento deste ano atingirá R$ 110 milhões, sendo R$ 70 milhões no segmento de pão de queijo e R$ 40 milhões de massas frescas. Procurada pelo Valor, a General Mills não quis se pronunciar. Apenas divulgou nota em que confirma o negócio. De acordo com o comunicado, a General Mills continuará a operar no Brasil as marcas Haagen-Dazs, de sorvetes, e Nature Valley, de barras de cereais. A Frescarini, criada pela Fonte: Valor Online |
quinta-feira, 14 de maio de 2009
General Mills vende Forno de Minas a fundador da marca
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