terça-feira, 26 de maio de 2009

Bolsas dos EUA sobem, embaladas por indicador de confiança do consumidor

Por: Equipe InfoMoney
26/05/09 - 15h40
InfoMoney

SÃO PAULO - Dando fim à instabilidade apresentada durante a abertura, os principais índices em Wall Street operam em alta, impulsionados pela divulgação do Consumer Confidence, nesta terça-feira (26).

O indicador que mede o grau de confiança do consumidor norte-americano ficou acima das expectativas no mês de maio, chegando aos 54,9 pontos e ultrapassando os 42,6 pontos esperados.

GM
Cada vez mais perto do prazo final estipulado pelo governo, a General Motors (+12%) conseguiu um acordo com a Canadian Auto Workers, que aceitou reduzir os custos na planta de Ontário.

A montadora anunciou ainda a troca de 17,5% do capital da nova GM - reestruturada - pela dívida que possuía com a VEBA (Voluntary Employees' Benefit Association), um fundo administrado pela UAW (Union Auto Workers) responsável pelo pagamento de benefício saúde aos empregados da montadora. A fatia de 17,5% corresponde a US$ 6,5 bilhões em ações preferenciais da nova GM. O acordo ainda inclui uma nota extra precificada em US$ 2,5 bilhões.

Além disso, de acordo com a agência Reuters, poucos credores aceitaram a proposta da montadora, de troca de dívida por ações de sua emissão, até o momento, sendo que é necessário apoio de 90% dos credores para firmar o tratado.

Apple
Forte avanço também dos ativos da Apple (+6,65%). A empresa foi elevada para "overweitght" (acima da média) pelo Morgan Stanley, que afirmou que os lucros da companhia serão melhores que os esperados durante os próximos dois anos, graças ao iPhone.

Imóveis
Segundo a Standard & Poor's, os preços dos imóveis nos Estados Unidos recuaram 18,70% em março deste ano, ante o mesmo período de 2008. E também tiveram queda com relação a fevereiro (-2,2%). David Blitzer, chairman da S&P, disse que "nós não vemos nenhuma evidência de que uma recuperação nos preços dos imóveis tenha começado".

Bolsas sobem
O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, opera em forte valorização de 3,44% e atinge 1.750 pontos.

O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, negocia em alta de 2,70% a 911 pontos.

Por fim, o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, sobe 2,51%, chegando a 8.485 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário