segunda-feira, 13 de abril de 2009

Cotações de petróleo caem após AIE estimar forte retração na demanda global

Por: Equipe InfoMoney
13/04/09 - 17h40
InfoMoney

SÃO PAULO - As cotações do barril de petróleo registraram forte desvalorização no mercado norte-americano nesta segunda-feira (13), influenciadas pelo relatório da AIE (Agência Internacional de Energia) divulgado na sexta-feira.

A agência internacional cortou as estimativas para demanda de petróleo neste ano, pressionando as cotações. De acordo com o relatório, a demanda pela commodity deverá recuar 2,8% em 2009, o que condiz, em números absolutos, a quantidade de barris produzida diariamente pelo Iraque, acompanhando a retração de 1,4% da economia global. Vale ressaltar que antes a agência previa expansão da atividade econômica mundial.

Limitando parcialmente a queda das cotações, o governador do Irã disse que a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) deverá optar por mais um corte na produção em sua próxima reunião, que ocorrerá dia 28 de maio em Viena.

Cotações
O contrato apresenta maior liquidez no mercado de Nova York, fechou esta segunda-feira cotado à US$ 50,05 por barril, configurando uma baixa de 4,19% frente ao fechamento anterior.

Em Londres, as bolsas estiveram fechadas.

Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário