quarta-feira, 29 de abril de 2009

Copom opta por corte de 100 pontos-base na Selic, agora em 10,25% ao ano

Por: Gabriel Ignatti Casonato
29/04/09 - 19h52
InfoMoney

SÃO PAULO - O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) optou, na noite desta quarta-feira (29), por um corte de 100 pontos-base na taxa Selic, deixando-a no patamar de 10,25% ao ano - menor nível desde sua criação. A decisão foi unânime e sem viés.

Em linha com as expectativas de boa parte dos analistas, a postura da autoridade refletiu o consenso quanto às dificuldades enfrentadas pelo ambiente econômico, aliadas à contínua diminuição das preocupações com uma eventual deterioração do cenárioinflacionário do País.

ata do último encontro do comitê, realizado nos dias 10 e 11 de março, já revelava um colegiado apreensivo com o enfraquecimento da economia mundial e suas repercussões sobre os mercados emergentes, ao mesmo tempo em que a percepção para os riscos à trajetória dos preços vinha se tornando mais amena.

Decisão já era esperada
De um modo geral, a decisão não surpreendeu os analistas. A Ativa, por exemplo, considerava um corte de 100 pontos-base "ainda relativamente agressivo e compatível diante da severidade da crise". Segundo a corretora, um dos pontos que sustentou sua aposta foi a expectativa de uma inflação bastante comportada ao consumidor brasileiro nos próximos meses, destacada inclusive pelo próprio Banco Central.

No mesmo sentido, o Bank of America Merrill Lynch apostou no corte de 100 pontos-base e também o classificou como agressivo. Conforme ressaltou na véspera, apesar de a atividade doméstica ter apresentado melhora nas últimas semanas, o Banco Central ainda segue engajado em combater a recessão no País, o que sustentou uma "agressiva flexibilização nas condições de política monetária".

Nenhum comentário:

Postar um comentário