quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ações de bancos disparam ao redor do mundo e lideram ganhos na renda variável

Por: Equipe InfoMoney
09/04/09 - 11h30
InfoMoney

SÃO PAULO - Grande responsável pelas altas nos principais índicesacionários ao redor do mundo, o setor financeiro vive dias melhores, sob a perspectiva de que o pior da crise já faz parte do passado.

O centro das atenções é o Wells Fargo, que vê suas ações dispararem 25%. Tal otimismo se explica pela nota divulgada, cujo teor indica que o banco obteve lucro líquido de US$ 3 bilhões no primeiro trimestre deste ano. Caso se concretize a estimativa, será um crescimento de 50% frente ao montante obtido no mesmo período do ano passado e um recorde.

Outro driver importante é a especulação de que todas instituições financeiras dos EUA obtiveram êxito no teste de stress proposto pelo Estado, o que dissemina a crença de que o pior da crise já está no passado. As informações foram reveladas pelo periódico New York Times. Como resposta, as ações de Citigroup, Bank of America e JPMorgan Chase avançam 8%, 12% e 18%, respectivamente.

Londres também avança
Atravessando o Atlântico e, visando levantar capital, o Barclays concordou em vender sua unidade de iShares (fundos indexados a índices acionários) para o CVC Capital Partners, por cerca de £ 3 bilhões (US$ 4,4 bilhões). Inseridas no cenário, as ações do banco britânico disparam 10% no pregão regular de Londres.

Espelho retrovisor
Reforçando o grupo dos que acreditam na emersão do fundo do poço, Robert Doll, CIO (Chief Investiment Officer) global da gestora de fundos BlackRock, afirmou em entrevista à CNBC que aconselha investidores a trocarem ativos considerados seguros, como Treasuries, por ações em bolsa. "O pior da recessão já está no espelho retrovisor".

Com interpretação semelhante, o banco Goldman Sachs publicou relatório recomendando a compra das ações cíclicas na Europa, sob a perspectiva de que a atividade econômica pode se recuperar antes do esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário