segunda-feira, 9 de março de 2009

Obama quer petróleo brasileiro para diminuir dependência da Venezuela

Matéria do jornal espanhol El País diz que Brasil deve aumentar as exportações para os Estados Unidos
por Época NEGÓCIOS Online

Para reduzir a dependência da Venezuela, o governo americano estaria querendo comprar mais petróleo do Brasil, segundo o jornal espanhol El País. Brasil e Estados Unidos estariam mantendo contatos informais, com objetivo de fechar um acordo comercial que aumento o fluxo do combustível e seus derivados entre os países. 

Obama já teria deixado claro sua vontade de elevar consideravelmente as importações do Brasil. Atualmente, a Venezuela vende de 40% a 70% de sua produção petrolífera para os Estados Unidos.



De acordo com o periódico, várias fontes diplomáticas e governamentais de Brasília confirmaram o interesse do governo Lula em aumentar a presença brasileira no mercado americano, mesmo que isso implique em bater de frente com os interesses venezuelanos. 

O aumento das exportações aos Estados Unidos irá depender da quantidade que a Petrobras conseguir extrair nos próximos anos dos poços perfurados na costa brasileira, assim como do marco jurídico que Washington e Brasília estabeleçam. 

A prioridade do governo brasileiro estaria primeiro em garantir o abastecimento do mercado interno, eliminando a dependência das importações do produto. 

Do total das importações americanas de hidrocarbonetos, 11% vêm da Venezuela, país com o qual os Estados Unidos acumulam atritos diplomáticos. A empresa estatal venezuelana PDVSA não só vende petróleo aos EUA, como tem suas próprias refinarias em solo americano, além de uma ampla rede de distribuição.

Camada pré-sal

Neste contexto, a Casa Branca está de olho no Brasil desde as recentes descobertas de petróleo nas camadas pré-sal. Fontes diplomáticas brasileiras lembram, segundo o El País, que o Departamento de Defesa americano decidiu reativar em julho do ano passado sua quarta frota para o Caribe e América do Sul, composta por 11 navios, entre eles um porta aviões e um submarino nuclear. 

Fontes diplomáticas brasileiras assinalam que, para os Estados Unidos, a Venezuela é um motivo de preocupação para a estabilidade regional. Já o Brasil seria visto por Obama como seu aliado natural na América do Sul, por ser um país politicamente estável, de grande potencial econômico e com uma imensa riqueza natural e humana. 

“Se o Brasil continuar na sua linha de fortalecimento institucional, respeito à democracia, seguridade jurídica e diminuição da desigualdade social, seremos um país produtor de petróleo no mundo com condições únicas. E isso é muito atrativo para os Estados Unidos”, disse uma fonte governamental especializada em política energética ao jornal espanhol. 

Nova etapa

Se as previsões se confirmarem, com os novos poços de petróleo, o Brasil se tornará o oitavo ou nono produtor de petróleo no mundo. “Washington entende que as reservas do pré-sal são a salvação de sua dependência da Venezuela”, afirma uma fonte. 

Para o Brasil, seria mais interessante a venda de derivados do petróleo, como a gasolina, já que esta é mais rentável. Isso explicaria por que Lula decidiu injetar um grande volume de recursos na Petrobras para a construção de quatro refinarias e para a ampliação de outras já existentes.

O Brasil aumentou suas exportações de petróleo e derivados em quase 10% em 2008. Cerca de 40% dessas vendas foram para os Estados Unidos. O estreitamento dos laços parece já ter começado. 

Fonte: Época Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário