quarta-feira, 4 de março de 2009

Bolsas em alta e menor oferta da OPEP sustentam petróleo

Os preços do petróleo estão a subir pela segunda sessão consecutiva, impulsionados pela valorização das bolsas europeias e asiáticas que estão a ganhar terreno com a convicção de que os governos destas economias intensificarão os esforços para estimular o crescimento económico.
Carla Pedro
cpedro@negocios.pt

Os preços do petróleo estão a subir pela segunda sessão consecutiva, impulsionados pela valorização das bolsas europeias e asiáticas – que estão a ganhar terreno com a convicção de que os governos destas economias intensificarão os esforços para estimular o crescimento económico.

Segundo uma sondagem da Bloomberg, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) deverá ter reduzido a sua produção em 2,7% no mês passado, com os produtores de crude a tentarem travar a queda das cotações. O cartel tem agendada nova reunião para 15 de Março.

O contrato de Abril do West Texas Intermediate (WTI), crude de referência para os Estados Unidos, seguia a ganhar 2,5% no mercado nova-iorquino, para 42,69 dólares por barril, depois de já ter estado hoje nos 42,78 dólares.

Em Londres, o contrato de Abril do Brent do Mar do Norte, “benchmark” para a Europa, seguia também em terreno positivo, com um ganho de 1,05% para 44,16 dólares.

O Departamento norte-americano da Energia (DoE) deverá divulgar às 15h30 de Lisboa os dados relativos aos volumes das reservas de crude, produtos destilados e gasolina na semana passada nos EUA.

Os “stocks” de crude deverão ter aumentado na semana passada, dado que as importações aumentaram, de acordo com as projecções dos analistas inquiridos pela Bloomberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário