sexta-feira, 13 de março de 2009

Bolsa tem dia morno, não acompanha Wall Street, mas sobe 5,15% na semana

Por: Equipe InfoMoney
13/03/09 - 17h41
InfoMoney

SÃO PAULO - Depois de três dias seguidos de ânimo, o mercado se deparou com uma sexta-feira (13) morna, sem grandes referências para definir tendência às bolsas. Ainda assim, fechou uma semana extremamente positiva para a renda variável. Wall Street conseguiu acumular sua quarta alta consecutiva, registrando a melhor semana desde novembro do ano passado. Como na véspera, a Vale limitou o efeito dos ganhos externos sobre o Ibovespa, que encerrou esta sexta-feira com leve desvalorização de 0,35%, mas com saldo positivo em 5,15% nos últimos cinco dias.

Nesta sessão, a agenda trouxe como principal destaque a breve melhora no índice de confiança do consumidor norte-americano. O plano corporativo também separou poucas novidades, sendo o downgrade da Berkshire Hathaway, holding do bilionário Warren Buffett, pela agência S&P a principal delas. Lá fora, a farmacêutica Merck recebeu recomendação de compra da Sanford C. Bernstein após o negócio com a Schering-Plough, e disparou 12%. 

Por outro lado, o petróleo assistiu a uma redução das projeções de consumo pela Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e pela Agência Internacional de Energia, e acabou pressionando blue chips do setor energético como Exxon Mobil e Chevron. O declínio dos contratos de petróleo não se refletiu em queda para a Petrobras, que conseguiu estender ganhos na semana do anúncio de novas descobertas.

Não bastou a estatal petrolífera para determinar fechamento em alta para a bolsa brasileira. A Vale mais uma vez foi fator de pressão contra o desempenho do índice, com suas ações entre as quedas mais significativas da sexta-feira. A temporada de resultados colocou varejistas B2W e Lojas Americanas em pontas opostas do Ibovespa. Mesmo com a sessão de perdas, o Ibovespa reflete o otimismo de melhora para os bancos externos em seu saldo semanal.

Ibovespa cai no dia; sobe forte na semana
A sexta-feira morna para os mercados barrou o ciclo de três altas do Ibovespa, que encerrou com queda de 0,35%, em 39.015 pontos. Com esta pontuação, o índice acumulou 5,15% de valorização nos últimos cinco dias. O volume financeiro totalizou R$ 3,61 bilhões na sexta-feira.

A temporada de resultados deixou varejistas nas duas pontas do Ibovespa. A ação da B2W liderou as perdas com resultado financeiro negativo de R$ 48 milhões no quarto trimestre, enquanto o aumento de 40% no lucro líquido consolidado garantiu a Lojas Americanas como destaque de alta do índice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário