quarta-feira, 18 de março de 2009

BM&Fbovespa agora prevê 2009 "espetacular"

Mesmo com as recentes quedas nos volumes financeiros, a bolsa já contabiliza resultados positivos neste início do ano
 
| 18.03.2009 | 15h58

Portal EXAME -

Apesar da queda de 9% no lucro líquido do último trimestre de 2008 em comparação ao mesmo período do ano passado, a BM&Fbovespa acredita que 2009 será uma ano de crescimento. "Esperamos um volume de negócios espetacular para este ano", afirmou nesta quarta-feira o diretor-presidente, Edemir Pinto.

O entusiasmo do executivo deve-se aos resultados nas negociações diárias de contratos nos três primeiros meses do ano. No segmento BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros), a média de contratos gira em torno de 1,4 milhão por dia, contra 1,2 milhão no trimestre anterior. Já o volume negociado na Bovespa teve pequena queda de 4,3 bilhões de reais para 4,2 bilhões de reais entre o quarto trimestre de 2008 e o início deste ano. Edemir Pinto, porém, preferiu ressaltar o retorno dos investidores estrangeiros para a Bovespa. "O crescimento voltou", disse.

Apesar do otimismo oficial, a corretora Ativa não fez uma previsão tão otimista para 2009. Os analistas da corretora acreditam que os volumes negociados serão fracos neste ano e diz que o ponto forte dos próximos balanços deve ser os ganhos de sinergia entre a BM&F e a Bovespa.

A BM&FBovespa tem passado por grandes reestruturações desde a fusão das duas bolsas em maio do ano passado. A crise financeira nos países desenvolvidos impulsionou ainda mais a reavaliação de gastos e a reestruturação da companhia.

Um projeto de desmobilização já está sendo implementado, incluindo a venda de dois prédios. O edifício da rua 3 de Dezembro foi vendido por 5,3 milhões de reais e outro localizado na rua Florêncio de Abreu está em negociação.

A reavaliação do desempenho das filiais também faz parte da reestruturação, sendo que a filial de Recife já foi desativada e as de Curitiba, Fortaleza e Rio Grande do Sul estão sofrendo readequações de custos.

Edemir Pinto garante que as demissões de 175 funcionários ocorridas em março encerram a redução de custos com o pessoal. Porém, a redução com gastos operacionais deve continuar forte, gerando boa parte do capital de 116 milhões de reais previstos para o setor de TI (Tecnologia da Informação), que é uma das principais áreas de investimento da empresa.

Mesmo em um cenário de alta volatilidade e de recentes quedas nos volumes financeiros, Edemir Pinto está motivado para 2009 devido ao resultado anual da bolsa "Mesmo nesse momento de incerteza entregamos resultados positivos, com aumento de 20% do lucro e a redução dos custos em 7% em relação a 2007."

O anúncio referente a entrada do ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, para o conselho da BM&FBovespa ocorrido na última terça-feira (17/03), é outro fator que gera otimismo à companhia. "Armínio Fraga era um sonho da empresa que se realizou. Ele é um diferencial no mercado pela sua expertise e envergadura", disse Edemir Pinto.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário