segunda-feira, 2 de março de 2009

AIG tem prejuízo de US$61,7 bi e recebe novo resgate dos EUA

segunda-feira, 2 de março de 2009 14:07 BRT

Por Lilla Zuill e Jonathan Stempel

NOVA YORK (Reuters) - A gigante do setor de seguros American Internacional Group divulgou nesta segunda-feira um prejuízo trimestral recorde de 61,7 bilhões de dólares e obteve novo resgate do governo norte-americano, após autoridades terem concluído novamente que deixar a seguradora falir poderia ameaçar o sistema financeiro global.

A AIG terá acesso a até 30 bilhões de dólares em capital novo, após ter recebido 150 bilhões de dólares em ajuda no ano passado, o que levou a participação do governo norte-americano na empresa para perto de 80 por cento.

O resgate mais recente evita por enquanto qualquer redução da classificação de crédito que poderia forçar a AIG a levantar bilhões de dólares, que ela poderia não conseguir.

O novo acordo de resgate aumenta o comprometimento do governo dos EUA em manter a AIG operando.

A operação foi anunciada apenas três dias após Washington ter anunciado um novo pacote de resgate ao Citigroup, que, como a AIG, tem lutado para vender operações e levantar capital para pagar dívidas. Ambas as companhias ficam em Nova York.

O mercado está numa posição "miserável" nesse momento, lamentou o presidente-executivo da AIG, Edward Liddy, em entrevista por telefone. Ele disse que a recuperação da AIG pode levar "vários anos".

Para o acordo do novo resgate à AIG, o Departamento do Tesouro e o Federal Reserve mencionaram as operações da AIG em mais de 130 países, seu papel como seguradora de mais de 100 mil entidades, incluindo operações que empregam mais de 100 milhões de norte-americanos, e seus mais de 30 milhões de segurados nos EUA.

O governo também reconheceu que o pacote desta segunda-feira pode não ser o último para a AIG. "Dado risco sistêmico que a AIG continua a apresentar e a fragilidade dos mercados hoje, o custo potencial da falta de ação do governo à economia e ao contribuinte pode ser extremamente alto", informou comunicado oficial.

Fonte: Reuters Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário