quarta-feira, 11 de março de 2009

Ações de mineradoras e bancos sobem, impulsionando bolsas na Europa

Por: Equipe InfoMoney
11/03/09 - 09h10
InfoMoney

SÃO PAULO - As bolsas europeias operam sem tendência definida nesta quarta-feira (11). Desempenho de indicador chinês impulsiona papéis de mineradoras, enquanto ativos de bancos ainda reagem às boas premissas do Citi.

Na última terça-feira, um memorando interno enviado pelo CEO (Chieff Executive Officer) do Citigroup, Vikran Pandit, sobre a atual situação do banco, foi publicado. O otimismo de Pandit surpreendeu positivamente o mercado, fazendo com que os papéis ligados ao setor registrassem forte alta.

Seguido ao anúncio da instituição, o secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, afirmou que a administração do presidente Barack Obama irá injetar capital como incentivo para bancos conseguirem vender ativos com pouca ou nenhuma liquidez para outros investidores.

Com o sentimento mais otimista frente ao segmento, as açõesligadas ao setor financeiro têm forte avanço, com destaque para aquelas do Old Mutual (+9,8%) e Legal and General (+8,6%) negociadas em Londres. Em Frankfurt, o foco fica para os papéis do Deustche Bank (+6,6%), e em Paris para o Dexia (+21,4%).

Commodities avançam
Os contratos das commodities metálicas registram forte avanço nessa sessão, após um indicador divulgado nesta quarta-feira na China mostrar que os investimentos no mês de fevereiro tiveram forte avanço, como resposta ao pacote de estímulos econômicos formulado pelo governo.

No mês, os investimentos na economia chinesa avançaram 26,5%, enquanto que as importações de cobre tiveram alta de 42% no mesmo período, marcando a maior expansão desde 2003. Conforme apontado, muitas companhias aproveitaram os preços baixos para recompor seus estoques.

Acompanhando o desempenho dos contratos, ações de companhias do setor de mineração registram forte alta. Em Londres, onde são negociados os principais ativos do segmento, os papéis da Xstrata sobem 7,12%, enquanto que aqueles da Rio Tinto e Vedanta avançam 2,96%.


Confira a cotação dos principais índices
O índice DAX 30 da bolsa de Frankfurt se destaca, subindo 1,42% e atingindo 3.942 pontos. Já o CAC 40 da bolsa de Paris negocia em alta de 1,23% chegando a 2.697 pontos, enquanto o FTSE 100 da bolsa de Londres valoriza-se 0,10% a 3.719 pontos. 

Já o Euro Stoxx 50, índice calculado pela agência Dow Jones e que mede o desempenho das 50 principais ações da Europa Continental opera em alta de 1,56%, atingindo a 1.949 pontos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário