segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Tesouro dos EUA adia anúncio de plano de resgate do setor financeiro

Valor Online
09/02/2009 08:17 
 
SÃO PAULO - A administração do presidente americano Barack Obama acentuou a pressão sobre os legisladores americanos para conseguir a aprovação do pacote de estímulo econômico o quanto antes.
O conselheiro econômico de Obama, Lawrence Summers, disse ontem em programa da Fox News que o presidente dos EUA e sua equipe estão se concentrando em completar o pacote de incentivo à economia, em debate no Senado. "A vontade agora é manter o foco no programa de recuperação da economia", ressaltou.

Por isso, o plano de resgate financeiro marcado para ser apresentado nesta segunda-feira não deve ser anunciado até terça-feira, conforme nota do Tesouro americano divulgada no domingo.

Na semana passada, o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, tinha avisado detalhar hoje uma nova proposta de socorro do setor financeiro e que possivelmente envolveria a criação de um banco que compraria os ativos ilíquidos de instituições financeiras.

Além disso, o Tesouro planeja garantir títulos hipotecários, fazer novas injeções de capital em instituições financeiras e ajudar proprietários de casas em dificuldade bem como ampliar o programa de crédito ao consumidor.

"Com maciças perdas de empregos e projeções econômicas fracas, estamos focados em trabalhar com o Congresso para aprovar o projeto de recuperação da economia", destacou um porta-voz do Tesouro americano. "Os integrantes da área econômica irão trabalhar com os senadores ao longo do dia", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário