quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Acordo entre Casa Branca e Senado sobre pacote garante alta de Wall Street

Por: Equipe InfoMoney
11/02/09 - 19h44
InfoMoney

SÃO PAULO - As principais bolsas norte-americanas viveram uma quarta-feira (11) dominada pela volatilidade e, ao final, os sinais positivos acabaram prevalecendo. O acordo entre o Senado e a Casa Branca a respeito do pacote de estímulos econômicos, avaliado em US$ 790 bilhões, elevou os índices a instantes do fechamento.

A administração Barack Obama trabalhou no Congresso com o objetivo de consolidar o plano que passou pela Câmara com o aprovado na véspera pelo Senado. Ao final do dia, o líder democrata Harry Reid comunicou o acordo. A expectativa é que o plano final esteja nas mãos de Obama para assinatura oficial nos próximos dias.

Bancos sustentam ganhos
Também esteve em pauta o testemunho dos CEOs (Chief Executive Officers) dos maiores bancos em Washington sobre como despenderão as parcelas adicionais do Tarp (Troubled Asset Relief Program). Os executivos destacaram o êxito dos fundos do programa em facilitar a concessão de empréstimos.

As ações de Citigroup (+10,15%) e Bank of America (+9,17%) e JPMorgan Chase (+5,97%) subiram forte. Na sessão anterior, Wall Street reagiu mal aos detalhes do plano de resgate aos bancos em dificuldades financeiras, anunciados pelo secretário do Tesouro, Tim Geithner.

Bolsas dos EUA em alta
O índice S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, fechou em alta de 0,80% a 834 pontos, acumulando no ano forte baixa de 7,70%.

O Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, encerrou o pregão em valorização de 0,64% atingindo 7.940 pontos e caindo 9,54% no ano.

Por fim, o Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, apresentou alta de 0,38% chegando a 1.531 pontos e acumulando no ano baixa de 2,95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário