quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Melhores Ideias da América Latina: Citi traz ações com forte potencial no curto prazo

SÃO PAULO - Atendendo a pedidos, o Citigroup começou a divulgar um relatório de Melhores Ideias na América Latina, incluindo recomendações absolutas (antiga Top Picks Live!) e recomendações relativas.
Os calls absolutos são ações para as quais os analistas têm alta convicção sobre o movimento em termos absolutos - para cima ou para baixo - nos próximos 3 meses, 12 meses ou de 3 a 5 anos. Mesmo fora do consenso do mercado, estes papéis se caracterizam por possuírem catalisadores para seu desempenho.
O portfólio, cujo total é de oito ações da América Latina, tem quatro empresas brasileiras, todas com recomendação de compra. Confira a seguir as indicações do Citi.
EmpresaTicker Tipo do call  Horizonte de tempo
HypermarcasHYPE3Absolute Buy3 a 5 anos
Itaú UnibancoITUB4Absolute Buy12 meses
MarcopoloPOMO4Absolute Buy3 meses
PDG RealtyPDGR3Absolute Buy12 meses

As escolhidasOs papéis da Hypermarcas possuem uma visão de longo prazo positiva devido às projeções de crescimento orgânico e inorgânico, como aponta o analista Carlos Albano. Para ele, a ação é uma das melhores alternativas da bolsa para o investidor se beneficiar do crescimento da classe média no Brasil.
Já o Itaú Unibanco, cujas ações foram incluídas visando um espaço de tempo de 12 meses, deverá reportar um dos maiores avanços nos ganhos por ação no setor bancário da América Latina em 2011 e 2012, revela Daniel Abut. Segundo o analista, esse crescimento será impulsionado pelo aumento na carteira de crédito, liderado pelas pequenas e médias empresas; ganhos de sinergia com a fusão entre Itaú e Unibanco; e uma margem de juros líquida resiliente.
Enquanto isso, a Marcopolo tem catalisadores claros, devendo se beneficiar da renovação da frota de ônibus no País e o contínuo apoio, em forma de financiamento, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) a seus clientes. De acordo com Luis Vallarino, há um potencial de alta relativo à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos em 2016, além de investimentos da joint-venture indiana com a Tata.
Por fim, a PDG Realty continua a demonstrar melhor administração e lucratividade em relação aos seus pares, comunica o analista Dan McGoey. "Nós esperamos que a já sólida diversificação dos negócios se beneficie ainda mais da recente aquisição e integração da Agre", resume.

Calls RelativosA outra relação divulgada pelo Citi traz recomendações relativas - ou seja, uma lista com as ações mais e menos preferidas por cada analista em seu universo de cobertura, com um horizonte de investimento de três meses. O call é montado da seguinte forma: caso o analista cubra mais de 10 companhias, ele deverá eleger duas; aqueles que acompanham ao menos cinco ações só deverão apontar uma; e os que analisam menos que cinco não têm obrigação de incluir papéis nesta lista.
Neste primeiro momento, as recomendações relativas do banco abrangem 37 empresas, das quais 24 são brasileiras. Dentre elas, 13 estão na lista das "mais preferidas" e 11 na das "menos preferidas".

As mais preferidasO primeiro papel brasileiro que aparece na relação é o da Gerdau, cuja análise é feita por Alexander Hacking em comparação à Usiminas. Segundo o especialista, as ações da primeira deverão obter desempenho melhor que as da segunda, uma vez que espera-se preços do carvão de coque mais elevados, além da valorização do aço nos EUA e maiores problemas de estoque para o aço plano no Brasil, comparado aos longos.
EmpresaTicker
Gerdau PNGGBR4
Lojas Americanas PNLAME4
Marfrig ONMRFG3
PDG Realty ONPDGR3
Itaú Unibanco PNITUB4
Tim Participações ONTCSL4
Cosan ONCSAN3
Marcopolo PNPOMO4
Tractebel Energia ONTBLE3
Energias do Brasil ONENBR3
OGX Petróleo ONOGXP3
TAM ADR-
CCR ONCCRO3
Já as ações da Lojas Americanas podem estar diante de um catalisador, com a divulgação dos resultados trimestrais. "O recente desempenho negativo também criou um bom ponto de entrada para os investidores e nós vemos os múltiplos da companhia sendo negociados abaixo da média histórica", apontou Carlos Albano.
Do mesmo modo, o analista destaca que as ações da Marfrig estão excessivamente descontadas com relação aos seus pares, enquanto os múltiplos parecem atrativos. Albano afirma que os resultados do quarto trimestre de 2010 podem se tornar um catalisador, já que espera-se uma melhora na comparação trimestral, impulsionada por uma boa performance do mercado doméstico.
Quanto às ações da TIM, estas deverão se beneficiar ao capturar maior receita com a oferta de serviços integrados, que seus pares não desejam oferecer, de modo a proteger seus negócios de telefonia fixa. De acordo com James Rivett, as estatísticas recentes revelam que a operadora poderá superar a Claro, ocupando o segundo maior market share do País.
Já o otimismo do analista Juan Tavarez com a Cosan é justificado por valuations atrativos, exposição ao nível recorde nos preços de açúcar, fluxo de caixa menos cíclico e consolidação do setor. Os catalisadores de curto prazo são as sinergias relativas ao anúncio de uma joint venture com a Shell, atividades de fusão e aquisição e melhora na governança corporativa.
No setor de energia, destaque para as ações da Tractebel, cujo crescimento dos ganhos deverá ser impulsionado pela reprecificação dos contratos em 2011. Além disso, os preços à vista mais altos devem ajudar o Ebitda (geração operacional de caixa), devido ao baixo custo das plantas térmicas da companhia. Por fim, desenvolvimentos na governança corporativa eliminaram as preocupações acerca da transferência de ativos da GDF Suez, relata Marcelo Britto.
Ao lado dela, os papéis da Energias do Brasil também são apontados com otimismo. Segundo o analista, a nova metodologia de revisão tarifária levou a uma venda de ações de distribuidoras no segundo semestre do ano passado. Apostando na recuperação dos papéis do segmento, Britto acredita que a EDP é uma aposta sólida para aproveitar esse movimento, devido ao valuation e ao mix balanceado do Ebitda (50% geração e 50% distribuição).
Já no ramo de petróleo, Pedro Medeiros ressalta o significativo upside que a OGX pode apresentar, levado por uma série de catalisadores, tais como os resultados de três poços na bacia de Campos, a atualização de dados de suas reservas e potencialmente bons resultados de um empreendimento arriscado na bacia de Pará-Maranhão.
Ao mesmo tempo, Stephen Trent chama atenção para a TAM, que deve continuar a ter uma performance melhor que a LAN Chile, dada a relação de troca entre as duas empresas. No transporte rodoviário, é a atuação da CCR Rodovias que entra em foco. Segundo Trent, a qual deverá, em conjunto com a OHL Brasil, demonstrar disciplina sobre os leilões federais no país. No entanto, a CCR pode ser mais agressiva ao renegociar as concessões existentes, aponta o analista, preferindo as ações CCRO3 às OHLB3.
Por fim, os papéis de PDG, Itaú Unibanco e Marcopolo foram incluídos entre os mais preferidos pelos mesmos motivos que os fizeram estar nas recomendações absolutas.

Menos preferidas
Com perspectiva pior do que a da Gerdau, a Usiminas estreia a presença das brasileiras na lista das menos preferidas do Citi. Logo depois vem a Brasil Foods. "Nós estimamos que os múltiplos da companhia estão sendo negociados a um prêmio excessivo quando comparados aos pares internacionais, o que não é sustentado por seus fundamentos", alerta Carlos Albano. Os preços de grãos estão subindo e a companhia poderá não conseguir manter a alta dos preços para compensar as pressões dos custos no futuro, indica.
EmpresaTicker
UsiminasUSIM5
BR FoodsBRFS3
M. Dias BrancoMDIA3
Cyrela BrazilCYRE3
TelespTLPP4
WegWEGE3
DuratexDTEX3
EletrobrasELET3
EletrobrasELET6
HRT PetróleoHRTP3
OHL BrasilOHLB3
Em relação aos papéis da M.Dias Branco, Albano acredita que o valuation não parece atrativo, enquanto o cenário mostra-se desafiador, com uma pressão de custo causada por elevados preços do trigo e forte competição no segmento de massas.
No ramo imobiliário, a Cyrela aparece na lista pois se atrasou frente aos seus pares no ano passado, com lançamentos e pré-vendas atrasadas até o final do ano, além de registrar margens operacionais menores que o projetado. "Nós esperamos que as ações da Cyrela sofram até que as margens passem a crescer", prevê Dan McGoey.
Enquanto isso, no setor de telecomunicações, a Telesp deverá apresentar dificuldades no curto prazo, já que a estratégia de investir em internet discada para clientes de baixa renda pode resultar em alta inadimplência. Além disso, segundo James Rivett, a fusão com a Vivo em meados de 2011 deverá ajudar, mas não evitará que a competição da GVT avance em São Paulo.
Por sua vez, a Eletrobras entra na lista tanto com as ações ordinárias quanto preferenciais, devido a resultados ruins no terceiro trimestre de 2010, somados à baixa geração de caixa da empresa e à precificação de projetos abaixo do esperado. Segundo Marcelo Britto, o desempenho dos papéis ainda pode ser impactado pelo dólar mais fraco no curto prazo.
No setor de produção e exploração, Pedro Medeiros ressalta os fundamentos positivos da HRT, mas mantém-se preocupado com a performance da empresa nos próximos três meses, uma vez que já possui um desconto de 100% no sucesso nas campanhas de perfuração em 2011. O analista também demonstra preocupação quanto a um excesso de ações no mercado, devido ao término do lock-up dos investidore pré-IPO (Initial Public Offering).
Do mesmo modo, a Weg parece atrativa, devido à exposição à infraestrutura de energia no Brasil, mas já parece estar totalmente precificada e com baixa visibilidade de novos projetos, destaca Luis Vallarino. "Então espere uma performance abaixo de outras ações com catalisadores mais claros", frisa, esperando uma potencial pressão sobre o papel.
Mesmo com pontos positivos no longo prazo, Vallarino também incluiu a Duratex na lista de menos preferidas devido aos múltiplos sendo negociados na média, além de possuir poucos catalisadores à vista.

Regras para as escolhas
Com o início do relatório Melhores Ideias da América Latina, o Citi também anunciou as regras para a escolha dos papéis de ambas as listas.
Segundo as diretrizes, ações com recomendação de compra não podem estar entre as menos preferidas, ao mesmo tempo em que as com recomendação de venda não podem figurar nas mais preferidas. Os papéis com sugestão de manutenção podem ser selecionado para ambas. Além disso, papéis de baixa liquidez - menos de US$ 10 milhões de volume diário médio nos últimos 30 dias - não podem ser incluídos nas listas.
Vale ressaltar ainda que os calls podem ser alterados a qualquer momento, sendo que qualquer mudança de recomendação, classificação de risco ou preço-alvo implicará na revisão obrigatória da seleção de Melhores Ideias do analista.

Fonte: Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário