terça-feira, 5 de outubro de 2010

Vários governos engatam movimento para brecar queda do dólar

Governos de várias partes do mundo se mobilizam para tentar brecar a queda do dólar. A desvalorização da moeda norte-americana está se tornando um problema para diversas economias, especialmente as emergentes. A tendência, que dá o tom aos mercados internacionais hoje, é mundial e atinge em cheio o Brasil.
Tanto que o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), de 2% para 4% sobre o fluxo externo para a renda fixa, veio antes do esperado. Os investidores estrangeiros já estavam cientes de que a medida chegaria, mas imaginavam que o governo esperaria o segundo turno da eleição presidencial.
Não é apenas o Brasil que se depara com o desafio da apreciação cambial. O Banco do Japão decidiu cortar o que ainda era possível do juro, reduzindo a taxa de 0,1% para uma faixa entre zero de 0,1%. Mais do que isso, adotou mais afrouxamento ao criar um fundo de 5 trilhões de ienes (US$ 60 bilhões) para comprar títulos e outros ativos. Enquanto isso, a Austrália surpreendeu ao manter os juros em 4,75%, ao contrário da alta esperada.
“Esses acontecimentos são mais evidência de que poucos países querem uma moeda forte neste momento”, avalia Jim Reid, estrategista do Deutsche Bank, em Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário