quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ganho consistente

Os fundos de ações livres estão conseguindo ganhar com folga do Índice Bovespa em 12 meses. De 489 fundos pesquisados pela Economática, 338 superam o indicador. Sendo mais seletivos e pegando só os 90 com mais de cem cotistas, 55 ganham do índice. E, entre os 20 fundos maiores, com mais de mil cotistas, 17 estão acima do Ibovespa.
Mas é possível selecionar ainda mais os gestores, segundo sua constância de resultados. Olhando mês a mês o desempenho das carteiras, nota-se que apenas três carteiras das 489 conseguiram ficar 11 dos 12 meses analisados acima do Ibovespa. Entre os 90 com mais de cem cotistas, o número cai para só um.
Um dos destaques na pesquisa é a Geração Futuro, com 12 fundos bem colocados entre os 90 analisados. O Itaú também aparece, com quatro carteiras, assim como o Safra, com dois. Mas a maioria dos vencedores são fundos de gestoras independentes, que até pouco tempo se concentravam mais em multimercados. A estratégia mais comum é a de buscar poucas empresas com bom potencial de valorização e que estão esquecidas pelo mercado, o chamado "investimento de valor". E aguardar a empresa mostrar seu potencial ao mercado no médio e longo prazos.
Nas carteiras com mais de cem cotistas, três fundos ultrapassaram o índice em dez meses, quatro fundos em nove meses e 13 superaram o indicador oito vezes. A grande concentração está entre sete meses (18 fundos) e seis meses (19 carteiras). O Valor separou 20 dos mais consistentes com mais de cem cotistas e 17 dos com mais de mil investidores.
Muitos desses gestores buscam empresas menores ("small caps") e voltadas ao mercado interno, reduzindo a exposição às chamadas "blue chips", mais negociadas. Como a economia local impulsionou a bolsa nos últimos 12 meses, esses papéis tiveram ganhos expressivos. Ao mesmo tempo, o mau desempenho de Petrobras e de outras grandes empresas ligadas ao mercado externo, como as siderúrgicas, segurou o Ibovespa, facilitando o trabalho dos gestores.
Leia mais: Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário