sexta-feira, 5 de março de 2010

Rio e BHP buscam alta de 80% no minério de ferro--analistas


SYDNEY (Reuters) - As australianas Rio Tinto e BHP Billiton podem buscar --e conseguir-- um aumento de 80 por cento no preço do minério de ferro, o segundo maior aumento anual da história, se as mineradoras perderem a batalha pela adoção do preço à vista.
Analistas e gerentes de fundos disseram à Reuters que os segundo e terceiro maiores produtores de minério de ferro respectivamente estão buscando junto às siderúrgicas um aumento de 80 por cento como alternativa à adoção de um índice de mercado para 2010/11.
Já a número 1 Vale estaria negociando com a siderúrgica japonea JFE um aumento de mais de 90 por cento, segundo publicou no Brasil o jornal Valor Econômico nesta sexta-feira.
Falando sob condição de anonimato, porque não querem aparentar estar tomando um lado em meio às negociações de preço, os analistas disseram que as siderúrgicas estão começando a gostar da idéia de uma alta de 80 por cento nos preços contratuais no ano que vem.
"Dada a maneira como o preço à vista está, 80 por cento está começando a parecer barato", disse um analista da Austrália.
O minério de ferro à vista desembarcado na China está sendo negociado em torno de 133 dólares a tonelada, o dobro do contrato FOB de 2009.
Uma pesquisa da Reuters nesta semana mostrou que analistas elevaram as expectivas para os preços anuais para uma mediana de 40 por cento, contra 30 por cento no final de janeiro.
Mas a pesquisa inclui várias contribuições que não foram atualizadas ou estão em revisão. Excluindo esses números, a mediana é de um aumento de 65 por cento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário