segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Cosan confirma compra de rede de postos Petrosul

São Paulo - A Cosan S.A., maior grupo do setor sucroenergético brasileiro, adquiriu a rede de postos de combustíveis da marca Petrosul. No total, foram comprados 83 postos, localizados no Estado de São Paulo, de acordo com nota divulgada hoje pela empresa.

A informação também foi confirmada pelo diretor comercial da Petrosul, Ronald Pereira da Silva. O valor da negociação não foi divulgado pelas empresas, mas fontes próximas da operação estimam que o negócio foi fechado por cerca de R$ 70 milhões.

Segundo a Cosan, os postos passarão a fazer parte da rede Esso imediatamente, por meio de um processo de transição de marca. A decisão faz parte da estratégia da empresa de realizar investimentos nas marcas Esso e Mobil e seguir aumentando sua participação nos mercados de combustíveis e lubrificantes.

Esta operação está restrita somente aos postos, sem envolver os ativos de distribuição e armazenamento de combustíveis pertencentes ao atual proprietário. Dos 83 postos adquiridos, 50 são próprios e 33 possuem a bandeira da Petrosul.

Silva informou ainda que, com a venda dos postos, a Petrosul vai se focar na distribuição de combustíveis. A Petrosul Distribuidora atende 650 postos nos Estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso. "Depois do negócio fechado com a Cosan, os 90 postos da Petrosul passarão a ser atendidos pela Esso, mas ainda teremos 560 outros postos como clientes", disse.

Nas unidades próprias, a Cosan. será proprietária do fundo de comércio e da bandeira, que passa a ser a da Esso. Nas demais unidades, ela passará a deter o embandeiramento, que será trocado de Petrosul para Esso. Cerca de 40% da operação da Petrosul está focada no etanol e o restante na gasolina e no diesel.

Quarta maior distribuidora de álcool do País, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo Gas Natural e Biocombustíveis (ANP), a Petrosul está na segunda posição do ranking em São Paulo, seu principal Estado de atuação. De acordo com a empresa, todos os seus produtos têm certificação da Petrobras.

A Cosan estuda ainda várias aquisições de grupos de postos menores, como estratégia para aumentar sua rede, em vez de comprar grandes grupos do setor. Em abril de 2008, a Cosan comprou a Esso do Brasil por US$ 826 milhões, incorporando seus 1.500 postos. A projeção da empresa é de um crescimento de 150 postos por ano.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário