quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O melhor resultado da década da Petrobras

A Petrobras teve o segundo maior lucro líquido entre as empresas das Américas no terceiro trimestre de 2009 e também nos últimos 12 meses, segundo uma pesquisa da consultoria Economática. Na comparação internacional, este é o melhor resultado da companhia na década - um desempenho que veio melhorando ano após ano. Em 2008, a Petrobras teve o 5º maior lucro da região; em 2007, o 9º maior; lá atrás, em 2000, estava na 18ª posição.

Há algumas explicações para a evolução da Petrobras. Uma delas é o crescimento da companhia nos últimos anos, em razão ao aumento da produção e da descoberta de novas reservas - o que elevou seu lucro em termos absolutos. "Em 2009, com a queda dos preços do petróleo, o lucro da empresa chegou a diminuir, mas num ritmo bem menor que o das concorrentes no exterior. E isso contribuiu para melhorar sua posição no ranking", diz Flávio Conde, analista da Gradual Investimentos.

A desvalorização do dólar também ajudou, porque reduziu o impacto da dívida da Petrobras em moeda estrangeira. Fora isso, houve o impacto da crise mundial, que afetou muito mais o resultado de empresas americanas do que das brasileiras. Companhias como GE e Microsoft, que lucravam mais que a Petrobras, caíram algumas posições no ranking neste ano.

Mas, é claro, nem tudo são rosas. O Guilherme Fogaça e eu lemos relatórios de bancos e corretoras e conversamos com analistas que lembraram que o resultado operacional da Petrobras no terceiro trimestre deste ano, divulgado recentemente, foi apenas razoável. Um relatório da corretora Ativa destaca que a produção de petróleo ficou estável entre setembro e outubro, o que deve fazer com que a meta de produção de 2009 não seja cumprida.

"Não há problemas sérios na operação da Petrobras, mas é fato que os resultados pioraram um pouco", diz Luiz Rogé, diretor da consultoria InvestCerto. "Além de a produção ter ficado estável, houve aumento das despesas em razão dos pesados investimentos que foram feitos em exploração." Rogé e a maioria dos analistas espera que haja alguma recuperação nos próximos meses, principalmente em razão da tendência de alta do preço do petróleo. A conferir.


Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário