sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Bovespa cai 3,4% nesta sexta e fecha mês de outubro sem ganhos

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) registrou forte queda de 3,41% nesta sexta-feira e fechou aos 61.545,50 pontos. Com isso, praticamente não teve ganhos em outubro (apenas 0,04%). No ano, a alta acumulada é de 63,9%.

A cotação do dólar comercial subiu 1,4% no dia e fechou a R$ 1,756 na venda, encerrando o mês com desvalorização acumulada de 0,96%.

Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones, referência da Bolsa de nova York, caiu 2,5%, e o Nasdaq, "termômetro" do setor de tecnologia, recuou 2,5%.

Nos últimos pregões, a Bolsa brasileira teve fortes oscilações. Caiu 2,96% na terça-feira e 4,75% na quarta; na quinta, saltou 5,91%.

Para o analista Gabriel Goulart, da Mercatto Investimentos, a derrocada desta sexta-feira evidenciou o impasse a que chegaram os investidores, diante de números desencontrados da economia e das empresas.

"Há alguma recuperação, é verdade, mas mesmo os mais otimistas sabem que muito disso é artificial, por causa dos pacotes de estímulo dos governos", disse.

EUA: dados negativos

Nesta sexta-feira, analistas chamaram atenção para duas notícias negativas, ambas vindas dos Estados Unidos.

A pesquisa da Universidade de Michigan que mede a confiança do consumidor marcou 70,6 pontos, número considerado fraco. "A confiança ainda me parece incrivelmente baixa", disse Jeff Kleintop, estrategista-chefe da LPL Financial em Boston. "Os consumidores ainda estão muito pessimistas, e isso é evidente na cautela de investidores", acrescentou.

O outro motivo de preocupação veio do setor financeiro, origem da crise. Um analista da Calyon previu baixas contábeis de US$ 10 bilhões no Citigroup no quarto trimestre, o que reascendeu o alerta em relação às instituições financeiras.

Empresas

As ações da Nossa Caixa (BNCA3) destoaram completamente da Bolsa brasileira, subindo 8,66%. O Banco do Brasil marcou para o dia 30 de novembro uma assembleia geral para discutir a incorporação do banco paulista.

Os papéis do Ibovespa (indicador que reúne os mais negociados da Bolsa brasileira) que mais se desvalorizaram nesta sexta foram os da TIM Participações (TCSL3), com queda de 11% e os daEmbraer (EMBR3), com perda de 10,6%.

Petrobras (PETR3) teve queda de 3,11%, enquanto Vale (VALE5) recuou 4,01%.

Fonte: UOL Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário