terça-feira, 9 de junho de 2009

Terça-feira mais amena para Wall Street não contagia o Ibovespa, que cai 0,88%

Por: Equipe InfoMoney
09/06/09 - 17h40
InfoMoney

SÃO PAULO - Os fortes ganhos observados em Wall Street não foram suficientes para inverter a trajetória declinante do Ibovespa, que encerrou com queda de 0,88% nesta terça-feira (9) e apagou os ganhos obtidos na véspera, voltando a 53.157 pontos. O impulso das ações de tecnologia e commodities garantiu uma sessão positiva para as bolsas norte-americanas, mas não contagiou o mercado brasileiro, que assistiu a confirmação de que a economia interna enfrenta recessão técnica.

Os dados do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no primeiro trimestre de 2009 foram o grande destaque da sessão. A economia brasileira sofreu um recuo de 0,8% no período em relação aos três meses anteriores, mas os dados vieram melhores do que os esperados pelo mercado, que previa uma contração do produto superior a 1%.

Além do movimento dos indicadores, o investidor olhou com atenção para algumas blue chips, que por sua vez, pressionaram o Ibovespa. As ações da Gerdau se destacaram entre as baixas do pregão após sua subsidiária nos Estados Unidos, Gerdau Ameristeel, anunciar na noite de segunda-feira paralisação da produção da usina Sayreville e fechamento da planta de laminação de Perth Amboy, ambas de New Jersey.

Outra empresa de destaque nesta terça-feira foi a Petrobras, cujos papéis ignoraram a forte alta dos contratos de petróleo no mercado internacional e encerraram em queda. A estatal confirmou na véspera o reajuste de -4,5% nos preços da gasolina A e -15% no óleo diesel nas refinarias. O reajuste anunciado não considera os tributos federais CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Movimento externo
Mesmo com os noticiários voltados para a expectativa de que instituições financeiras paguem os recursos do Tarp (Troubled Asset Relief Program), quem puxou a valorização em Wall Street foram os setores de tecnologia e energia. Na noite da última segunda-feira, a fabricante de componentes eletrônicos Texas Instruments revelou projeções mais favoráveis para os próximos trimestres. As ações da companhia subiram 6,3% na NYSE.

No setor financeiro, a American Express anunciou que irá comprar novamente US$ 3,39 bilhões das ações preferenciais que foram adquiridas pelo governo dos EUA. Sobre as montadoras, a cúpula da Fiat alertou no final da sessão que a Chrysler pode ser liquidada caso o acordo com a italiana não se confirme até 15 de junho. Na véspera, a Suprema Corte dos EUA colocou a fusão em stand by, sob objeções de fundos de pensão de Indiana.

Vale destacar também que foi divulgado o Wholesale Inventories, que é responsável por avaliar os estoques do mercado atacadista nos EUA. O indicador revelou queda de 1,4% em abril, enquanto as projeções dos analistas apontavam para recuo na casa dos 1,2%.

Ibovespa apaga ganho da véspera
A sessão mais amena para Wall Street não foi suficiente para puxar o Ibovespa para o campo positivo. Com queda de 0,88%, o índice apagou os ganhos da véspera e passou a acumular saldo negativo de 0,34% na semana. O volume financeiro totalizou R$ 3,86 bilhões.

A maior baixa do Ibovespa no dia foi a dos ativos ordinários da BM&F Bovespa, que se ajustaram após oito altas nas últimas nove sessões. Na outra ponta, os ativos da Redecard conseguiram estender os ganhos obtidos no pregão anterior e lideraram as altas do índice de forma isolada. Vale destacar que nesta manhã a VisaNet anunciou os termos de sua oferta secundária de ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário