segunda-feira, 1 de junho de 2009

Bolsas asiáticas iniciam semana em forte alta

Os mercados da Ásia iniciaram a semana em expressiva alta. As Bolsas da região foram estimuladas pelos ganhos em Wall Street, a elevação dos preços das commodities e as boas notícias econômicas vindas da China.

Os ganhos nas Bolsas da China, por conta de números que mostram uma contínua expansão da atividade manufatureira, fizeram a Bolsa de Hong Kong apresentar seu melhor resultado em mais de oito meses. O índice Hang Seng ganhou 717,59 pontos, ou 4%, e encerrou aos 18.888,59 pontos, o maior fechamento desde 25 de setembro.

O aumento do preço internacional do petróleo e das commodities de metais na quinta e na sexta-feira, quando os mercados chineses estiveram fechados devido a um feriado, estimulou um rali nas ações de petrolíferas e de companhias produtoras de metais. Este movimento fez as Bolsas da China fecharem em forte alta, com o melhor resultado em quase dez meses. O índice Xangai Composto ganhou 3,4% e encerrou aos 2.721,28 pontos, o maior fechamento desde 7 de agosto - no ano, acumula ganhos de 49%. Já o Shenzhen Composto subiu 2,2% e terminou aos 900,93 pontos.

A desvalorização do dólar nos mercados asiáticos levou o yuan a se valorizar em relação à moeda norte-americana, após os feriados da semana passada. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8265 yuans, de 6,8281 yuans do fechamento de quarta-feira.

Já a Bolsa de Taipé, em Taiwan, apresentou o maior nível em nove meses, também estimulada pelos ganhos nas demais bolsas regionais. O índice Taiwan Weighted subiu 0,9% e terminou aos 6.954,10 pontos.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul subiu 1,4% e fechou aos 1.415,10 pontos.

O índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney, na Austrália, teve alta de 2%, fechando aos 3.894,4 pontos. O setor de matérias-primas registrou fortes ganhos, apoiado também pela valorização dos metais e do petróleo.

Nas Filipinas, o índice PSE da Bolsa de Manila registrou elevação de 2,9%, fechando aos 2.458,62 pontos.

A Bolsa de Cingapura encerrou em alta pela segunda sessão consecutiva, em linha com os ganhos nas demais bolsas regionais, uma vez que os dados positivos sobre o setor manufatureiro elevou o interesse para as ações relacionadas a commodities. O índice Straits Times subiu 2,2% e fechou em alta de 2.380,07 pontos.

Na Indonésia, o índice composto da Bolsa de Jacarta subiu 4,3% e fechou aos 1.998,58 pontos, marcando a maior alta neste ano. Houve massivas compras de investidores estrangeiros depois que o governo anunciou números favoráveis da inflação de maio.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, avançou 3,5% e fechou aos 579,98 pontos, maior alta em oito meses por conta de expectativas de que crescimento da economia inspirará a continuidade de aportes para as carteiras.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, ganhou 1,7% e fechou aos 1.061,80 pontos uma vez que os ganhos nas demais mercados asiáticos inundaram a bolsa local. Os dados sobre o setor manufatureiro da China, que mostram sinais de recuperação da economia e o terceiro mês consecutivo de expansão, animaram o mercado. As informações são da Dow Jones

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário