quinta-feira, 21 de maio de 2009

Produção de minério de ferro da Vale cai 37,1%

Rio de Janeiro, 28 abr (EFE).- A produção de minério de ferro da Vale, maior produtora e exportadora mundial do produto, caiu 37,1% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2008, informou hoje a companhia, que atribuiu a queda à crise econômica.


Segundo um balanço de produção, a Vale extraiu nos três primeiros meses de 2009 um total de 46,86 milhões de toneladas de minério de ferro.


Além de ser uma produção 37,1% inferior à do primeiro trimestre de 2008 (74,49 milhões de toneladas), também foi 25,9% menor que a do último trimestre do ano passado (63,27 milhões de toneladas).


"A companhia vem administrando a produção de acordo com a avaliação da evolução das condições de demanda no curto prazo", disse a empresa em nota.


"No caso específico do minério de ferro, como a única abastecedora global de fato, a Vale lidou com os efeitos dos cortes de produção de aço na América e na Europa, onde foram mais significativos que em outras regiões", acrescenta.


Segundo os dados da empresa, a produção de aço na Europa caiu 43,8% no primeiro trimestre de 2009 em relação ao mesmo período do ano passado.


Na América do Norte, essa queda foi de 52,1% e, no Brasil, 42,1%.


Na Ásia, a redução foi bem menor, de 8,9%, apesar da recessão no Japão.


Recentemente, a Vale anunciou um desconto de 20% no preço do ferro que vende às siderúrgicas multinacionais e facilidades na forma de pagamento, enquanto negocia um novo preço com seus principais clientes.


Há até dois anos, quando a demanda pelo minério de ferro era crescente, a Vale impunha aumentos de até 70% no valor do produto oferecido às siderúrgicas, mas neste ano vem recebendo pressões para que reduza os preços.


A Vale informou ainda que a queda de sua produção de pelotas comprimidas de ferro foi ainda maior, de 73,4% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado.


A produção de manganês, por sua vez, caiu 79,6%, baixando para 113 mil toneladas, enquanto a do níquel aumentou 7,3%, chegando a 65 mil toneladas e a de cobre se manteve estável em 73 mil toneladas. EFE


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário