quinta-feira, 14 de maio de 2009

Irã acha que preço do petróleo subirá com demanda chinesa e indiana

Teerã, 14 mai (EFE).- O Irã acredita que o preço do barril de petróleo subirá em um futuro próximo, devido ao aumento da demanda da China e da Índia, duas das economias que mais crescem no mundo, disse o ministro do Petróleo iraniano, Gholam Hussein Nozari.


Em declarações divulgadas hoje pela imprensa econômica iraniana, o responsável iraniano disse que as perspectivas de mercado com as quais seu país trabalha "indicam que haverá mudanças na demanda da China e da Índia, o que permitirá que o preço do petróleo retorne a sua natureza passada".


"Na próxima reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), certamente poderemos ter uma imagem mais clara da evolução do mercado nos próximos meses", disse.


Os ministros de petróleo da Opep devem se reunir, em Viena, em 28 de maio.


Em dezembro do ano passado, o cartel decidiu reduzir sua produção para tentar aumentar o preço do petróleo, que caiu em 2008 abaixo dos US$ 40 por barril após ter superado, meses antes, a barreira dos US$ 160.


O Irã, cuja economia depende quase exclusivamente do preço do petróleo, acusou os países não membros da Opep de ter prejudicado a iniciativa, por não colaborarem no corte.


Tanto a China quanto a Índia são dois dos principais clientes do Irã, segundo maior exportador da Opep e terceiro do mundo quanto a reservas comprovadas de petróleo. EFE


Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário