quarta-feira, 18 de março de 2009

Bovespa fecha acima dos 40 mil pontos pela 1ª vez em um mês

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) subiu 1,6% nesta quarta-feira e fechou aos 40.142,29 pontos. É a primeira vez desde 16 de fevereiro que o mercado de ações encerra um pregão acima dos 40 mil pontos. 

Em março, a alta acumulada até agora é de 5,13%; no ano, de 6,9%.

A alta foi motivada pela decisão do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) de investir US$ 300 mil na compra de títulos norte-americanos de longo prazo, nos próximos seis meses. A notícia surpreendeu positivamente analistas.

"É positivo para basicamente todas as classes de ativos, com exceção do dólar, que provavelmente sofrerá com a volta ao tema de impressão de dinheiro", disse Carl Lantz, estrategista de Taxa de Juro Norte-americana do Credit Suisse, e, Nova York.

Ainda, a instituição decidiu manter sua taxa básica de juros numa banda que varia entre 0% ao ano e 0,25% (patamar em que está desde dezembro último). 

"Resumindo: o Fed está adicionando US$ 1 trilhão a seu balanço e isso é muito dinheiro de contribuintes. As taxas de juros estão agora de fato negativas no geral", afirmou Greg Salvaggio, vice-presidente de negociação da Tempus Consulting, em Washington, referindo-se à decisão do Fed de comprar títulos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário