quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Os estrangeiros voltaram a comprar Vale e Petro, esse é o motivo da alta de hoje no iBovespa
Confira trecho da matéria da Reuters:
Na contramão do mundo, índice sobe montado em blue chips
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009 19:28 BRST

Por Aluísio Alves
SÃO PAULO (Reuters) - Ordens de compra pesadas de investidores estrangeiros contra as blue chips Petrobras e Vale sustentaram a Bolsa de Valores de São Paulo, que subiu sozinha na contramão dos mercados internacionais.

Depois de ter chegado a ruir 1,4 por cento nos primeiros minutos de negócios, o Ibovespa passou boa parte do dia oscilando sem tendência. Mas à tarde, o índice se firmou até dar um rali no final para fechar com valorização de 2,87 por cento, aos 41.990 pontos.

Já no call de fechamento, o giro financeiro deu uma guinada, atingindo 5 bilhões de reais, o maior para sessões regulares em quatro semanas.

Segundo profissionais do mercado, uma combinação de fatores contribuiu para esse movimento isolado da bolsa paulista. O principal deles foi uma revoada de recursos externos.

"Os estrangeiros fecharam 2008 completamente vendidos em mercados emergentes. Agora, alguns deles estão começando a voltar e estão entrando pelas ações mais líquidas", explicou Gabriel Goulart, analista econômico da Mercatto Gestão de Recursos.

Assim, Petrobras subiu 4,3 por cento, para 25,50 reais, mesmo num dia de queda do preço do petróleo. Na mesma batida, Vale ganhou 3,7 por cento, a 28,51 reais.

A cadeia de notícias aterradoras em economias desenvolvidas, como Estados Unidos e Europa, estaria estimulando vários investidores a novamente considerar aplicações em mercados que proporcionem maior rentabilidade.

Olhando para um horizonte mais longo, esses players fecharam os olhos ao noticiário econômico, que foi mais uma vez assustador.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário