segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Recessão nos EUA começou em 2007, afirma instituto

A economia dos Estados Unidos está em recessão desde dezembro de 2007, anunciou nesta segunda-feira o Escritório Nacional de Pesquisa Econômica (NBER, na sigla em inglês). A instituição reúne economistas encarregados oficialmente de estudar os ciclos econômicos.

Segundo esse grupo privado de economistas, que estabelece a data de início e fim dos processos de recessão, a última vez em que os Estados Unidos estiveram nesta situação foi entre março e novembro de 2001. E, já com 12 meses, a contração atual é mais longa que a anterior, que durou oito meses.

O instituto não usa o critério usual do mercado financeiro, de que uma recessão é caracterizada por dois trimestre consecutivos de retração do PIB (Produto Interno Bruto). Desde 2007, a economia americana encolheu duas vezes, se considerada a variação trimestral, mas não consecutivamente (veja tabela abaixo).

"Uma recessão é uma queda significativa da atividade econômica, que se espalha por seus setores, dura mais do que alguns poucos meses, e é normalmente visível na produção, no emprego, na renda real e em outros indicadores", indicou o comitê.

A perda líquida de mais de 1,2 milhão de postos de trabalho nos nove primeiros meses do ano foi, até agora, o fator que determinou mais o começo da contração, acrescentou.

A expansão econômica que se prolongou durante 73 meses, de novembro de 2001 a dezembro de 2007, foi mais breve que o ciclo anterior de expansão de dez anos.

O governo destacou que a economia dos Estados Unidos se contraiu a um ritmo anual de 0,5% no terceiro trimestre, após um crescimento anual de 2,8% nos três meses anteriores. 

"A recessão começa quando a economia alcança um pico de atividade e termina quando a economia atinge seu ponto mais baixo. Entre os dois extremos, a economia está em expansão", explicou.

O comitê destaca que "identificou dezembro de 2007 como o mês no qual a economia atingiu seu auge, após ter determinado que o subseqüente declive da atividade econômica foi amplo o suficiente para ser classificado como uma recessão". 

(Com informações de Efe e France Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário