terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Conheça o ETF da Bovespa

Garimpando o site da Bovespa encontrei essa notícia sobre ETF, você conhece ?

Eficiência. Transparência. Flexibilidade. Em um único investimento.

O Exchange Traded Fund (ETF), também conhecido pelo nome de trackers, é um fundo de investimento em índice, com cotas negociáveis em Bolsa, como se fossem ações.

O ETF busca obter desempenho semelhante à performance de um determinado índice de mercado e, para tanto, sua carteira replica a composição deste índice, de acordo com regras determinadas por regulação específica. 

O que são ETFs?

ETFs são cotas de emissão do fundo. Cada ETF representa uma fração ideal da carteira da qual farão parte, ou seja, de todas as ações que compõem a carteira teórica do Índice Subjacente, além de outros ativos, em menor proporção. Desta forma, ao investir em ETFs, o investidor estará também investindo, indiretamente, nas mesmas ações que compõem a carteira teórica do Índice Subjacente, quase na mesma proporção em que estas compõem a carteira teórica do índice, porém de forma mais prática, barata, rápida e eficiente.3 - Porque investir no ETF ao invés de comprar diretamente as ações?

  • Rapidez e eficiência para participar do mercado brasileiro de ações: O fundo permite investir indiretamente em várias das principais companhias abertas do Brasil. O administrador do fundo rebalanceará a composição de sua carteira, de tempos em tempos, de modo a refletir as mudanças da composição do Índice Subjacente sem qualquer ação ou investimento adicional por parte de seus cotistas;


  • Diversificação de investimentos: O fundo proporciona aos seus cotistas uma maneira de alcançar um investimento diversificado no mercado de ações brasileiro, visto que seu índice de referência, o Índice Subjacente, é composto por ações de diversas companhias abertas brasileiras que estão envolvidas em diferentes setores da economia;


  • Baixo custo de administração: O fundo proporciona um veículo de investimento único e com uma baixa taxa de administração, cujo objetivo é buscar refletir a performance do Índice Subjacente sem as despesas operacionais respectivas, o significativo investimento inicial em dinheiro e a constante responsabilidade de efetuar reajustes necessários para que cada investidor reproduzisse individualmente a performance do Índice Subjacente.


  • Negociação na BM&FBOVESPA como se fosse uma ação: Os ETFs são aprovados para listagem e negociação na BM&FBOVESPA e podem ser adquiridos e vendidos da mesma forma que qualquer ação listada para negociação na Bolsa. Como valores mobiliários listados na BM&FBOVESPA, os ETFs propiciam aos investidores benefícios que não estão disponíveis a investidores em fundos de investimento não listados. Por exemplo, os ETFs podem ser usados pelos cotistas como margem para operações por eles realizadas na BM&FBOVESPA, da mesma forma que outros valores mobiliários listados na Bolsa. Além disso, os ETFs podem também ser dados em empréstimo em operações de mercado, conforme permitido pela regulamentação da CVM e da BM&FBOVESPA.

Fonte: Bovespa

Nenhum comentário:

Postar um comentário