terça-feira, 25 de novembro de 2008

CMA cresce com maior utilização do home broker

O crescimento do mercado de home broker - negociação eletrônica de ações para pessoas físicas - fez disparar a procura por sistemas de negociação e de informações para investidores. Só a CMA, empresa especializada nesse segmento, tem 43 corretoras e bancos que usam seu sistema. Segundo dados da BM&FBovespa, os investidores de ações que usam o home broker movimentaram R$ 35,15 bilhões em outubro, volume 17% maior em relação ao mês anterior.

Além do home broker, o número de pessoas habilitadas a negociar ações ou mincontratos futuros por telefone celular já chega a 1.202, por meio do sistema Mobile da empresa, lançado há menos de um ano. O próximo passo é a popularização dos modelos de negociação de ações que usam algoritmos, diz Romualdo José Salata, diretor-geral da CMA. A empresa, que completa 35 anos, é a principal fornecedora de cotações no Brasil. Para isso, conta com uma equipe de 80 pessoas que pesquisa preços de ativos que ainda não são negociados eletronicamente.  
Segundo Salata, enquanto no exterior os algoritmos são bastante usados por pessoas físicas, no Brasil são as assets que os empregam para facilitar os negócios. Com os algoritmos, o investidor consegue automaticamente definir e fechar negócios de acordo com os critérios escolhidos pelo gestor. Ele pode programar o sistema para escolher a melhor oferta do mercado para a compra ou venda do papel. O investidor pode, ainda, vincular esses lotes ao volume de negócios do papel no mercado. Há também a possibilidade de limitar as vendas a um percentual do volume de negócios com o papel e fazer arbitragens entre duas ações, acionada quando a diferença entre os preços (spread) dos papeís atingir um certo nível. 

As operações realizadas por telefone também estão crescendo. Há hoje cerca de 40 corretoras que oferecem o serviço e a procura dos investidores vem aumentando, especialmente por pessoas ligadas a empresas agrícolas. "Com o Mobile, é possível operar ou acompanhar mercados futuros agrícolas aqui ou no exterior mesmo fora do escritório, e esses executivos em geral têm de viajar bastante para visitar fazendas e clientes", diz.  
No Brasil, além dos serviços para pessoas físicas via home broker das corretoras, a CMA possui 21 mil terminais espalhados em bancos, corretoras, gestoras, fundos de pensão e seguradoras. A empresa tem outros 3 mil no exterior, em países como Espanha, Chile, Colômbia, México e Argentina.  
Salata diz que a crise e a queda das bolsas devem afetar os negócios, reduzindo a procura por home broker e pelos sistemas. "Mas já passamos por várias crises sérias e conseguimos sobreviver", diz. 

Fonte: ValorOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário