sábado, 22 de novembro de 2008

Após nomeações de Obama, Wall Street arranca no final e fecha sessão com forte alta

Por: Equipe InfoMoney
21/11/08 - 19h35
InfoMoney

SÃO PAULO - Depois de operarem com forte volatilidade durante boa parte do pregão, as principais bolsas norte-americanas reagiram de forma favorável às nomeações de Barack Obama para seu gabinete e encerraram o pregão desta sexta-feira (21) com expressiva valorização, apagando as perdas observadas na véspera.

A sessão começou instável, com os investidores repercutindo o noticiário corporativo envolvendo importantes companhias do país. Destaque para os rumores de que o Citigroup estaria próximo de vender seus ativos, que foram descartados pelo CEO da instituição, Vikram Pandit. Em resposta, os papéis do Citi despencaram 19,96%, revertendo a alta de mais de 15% registrada no começo do dia.

Em adição, cabe ressaltar a forte valorização dos papéis automobilísticos, através das ações de GM (6,25%) e Ford (2,88%). Tal otimismo pauta-se na iminência do auxílio estatal, já que o Congresso dos EUA limitou até o próximo dia 2 a apresentação de um plano de viabilidade para continuação das operações das companhias.

Surpresa no final do pregão
No entanto, a grande notícia do dia ficou guardada para o final. Pegando de surpresa os mercados, foi informado que Hillary Clinton assumirá a pasta de secretária de Estado, cargo hoje ocupado por Condoleezza Rice. Já o cargo de secretário de Tesouro ficará com o atual presidente do Fed de Nova York, Timothy Geithner.

Os nomes foram bem aceitos pelo mercado e consolidaram os índices norte-americanos no campo positivo. Antes, a valorização dos negócios por lá era sustentada principalmente pelas commodities, que mostraram ajustes positivos em suas cotações e impulsionaram os papéis de mineradoras e petrolíferas como os da ExxonMobil, cuja alta superou os 10%.

A expectativa agora é de que o novo presidente dos Estados Unidos anuncie na próxima segunda-feira (24) o restante de sua equipeeconômica, em um esforço para reduzir as tensões nos mercados.

Wall Street dispara
O índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, fechou em forte alta de 6,54% a 8.046 pontos, acumulando no ano forte baixa de 39,34%.

Já o S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos Estados Unidos, encerrou o pregão em forte valorização de 6,32% atingindo 800 pontos e caindo 45,52% no ano.

Por fim, o Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, apresentou alta de 5,18% chegando a 8.046 pontos e acumulando no ano forte baixa de 47,81%. 

Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário