quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Acompanhando mau humor externo, ADRs brasileiros fecham em forte baixa

Por: Felipe Abi-Acl de Miranda
20/11/08 - 19h35
InfoMoney

SÃO PAULO - A quinta-feira (20) foi de volatilidade e pessimismo nos mercados internacionais, mantendo-se a tendência verificada nos últimos pregões. Por conta do feriado pelo Dia da Consciência Negra, não houve negociações na BM&F Bovespa.

Na Ásia e na Europa, as bolsas fecharam com queda expressiva, sob temores de uma recessão mais pronunciada nas economias desenvolvidas e conseqüente recuo do preço de commodities.

Em Wall Street, os principais índices de ações esboçaram alguma recuperação no meio da tarde diante de um acordo bipartidário entre congressistas norte-americanos para socorrer as montadoras. Ao final, porém, as bolsas dos EUA também cederam ao temor de queda da atividade econômica, tensões no setor financeiro e queda de papéis ligados a commodities - o barril de petróleo veio abaixo de US$ 50 em Nova York e pressionou títulos ligados à matéria-prima.

Acompanhando o mau humor externo, os principais ADRs brasileiros encerraram em baixa, o que pode ser um prenúncio de dificuldades na abertura de sexta-feira. Papéis atrelados ao setor financeiro e a commodities foram sensivelmente penalizados.

Indicadores ruins nos EUA
Pela manhã, as bolsas norte-americanas chegaram a cair quase 3% depois da publicação do indicador Initial Claims. O número de pedidos de auxílio-desemprego veio bem acima do esperado pelo mercado na última semana nos EUA, marcando um total de 542 mil novos pedidos.

Depois, os investidores avaliaram o Leading Indicators, que registrou variação negativa de 0,8% no mês de outubro, pior do que o previsto pelo mercado, que esperava recuo de 0,6%. O indicador é um relatório que compreende vários índices já divulgados, como pedidos de auxílio-desemprego, custo de mão-de-obra, permissões para construção entre outros.

Confira as cotações

EmpresaCódigoVariação (%)
AmBevABV-3,92%
AracruzARA-11,70%
BradescoBBD-11,73%
BrT ParticipaçõesBRP-6,06%
BraskemBAK-6,84%
CopelELP-8,41%
CSNSID-10,67%
EmbraerERJ-8,00%
GerdauGGB-13,40%
ItaúITU-10,22%
NetNETC-7,93%
Pão de AçúcarCBD-8,42%
PetrobrasPBR-16,35%
SabespSBS-12,87%
SadiaSDA-11,68%
TIM ParticipaçõesTSU-6,76%
TelemarTNE-8,02%
Telemig CelularTMB-6,54%
TelespTSP-7,21%
UnibancoUBB-9,81%
ValeRIO-12,18%
VCPVCP-7,93%
Vivo ParticipaçõesVIV-8,99%

Indicação 
A oscilação dos ADRs, que são títulos emitidos por um banco depositário norte-americano e que representam ações de empresas brasileiras, tende a indicar a direção da abertura do mercado brasileiro na sessão seguinte.

Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário